Juizado Especial Norte atua na VIII Semana Estadual da Conciliação
No Juizado Especial Norte, magistrados e servidores trabalham em ritmo intenso na VIII Semana Estadual da Conciliação para atender a demanda de 280 audiências agendadas entre o período de 25 a 29 de agosto. (VISUALIZAR FOTOS)
O Juiz Marconi Marinho Pimenta, titular do Juizado, afirma ser mais difícil resolver um problema com uma sentença e ressalta que por meio da Semana de Conciliação a intenção é mostrar à população como um acordo pode ser uma saída mais rápida para resolver conflitos.
“No acordo as pessoas envolvidas resolvem seus problemas por meio do diálogo e da combinação de valores sem haver a necessidade de uma sentença. Dessa forma, o juiz apenas tem o papel de intermediário e somente homologa a intenção das partes. É mais simples, mais eficaz e mais justo”.
Ainda segundo o magistrado, o Juizado está com a média de 5 a 10 acordos homologados por dia, numa demanda de 50 a 60 audiências diárias. Para o juiz o percentual é pequeno e a expectativa é que o número de acordos aumente.
Durante toda a semana entram na mesa de negociação demandas de massa envolvendo o Estado, instituições bancárias, que cobram determinadas taxas que o STJ já considerou ilegais, serviços de saúde, conflitos agrários, processos vinculados a acidentes no trânsito na Capital, empréstimos consignados, direitos de vizinhança, desrespeito a lei ambiental, ações possessórias, invasões de terras e transferências de veículos.
As Semanas Estaduais de Conciliação da Justiça do Amapá acontecem sempre na última semana de cada mês.
-Macapá, 28 de Agosto de 2014-
Texto e Fotos: Adrielle Lopes
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Quinta, 28 Agosto 2014 04:01