Socioeducandos interagem com interesse após apresentação musical no CESEIN
Após a execução de três peças do repertório musical da orquestra Essência, adolescentes que cumprem medida socioeducativa no Centro de Internação Masculina – CESEIN, foram contemplados a ter o primeiro contato com os instrumentos musicais, socializados pelos jovens músicos da Associação Essência. (VISUALIZAR FOTOS)
Doze adolescentes deixaram seus alojamentos e, timidamente, tomaram seus acentos no auditório do CESEIN, para presenciar uma apresentação da orquestra Essência.
Um deles, de 14 anos, reeducando há quatro meses pela pratica de assalto em via pública, acredita que o projeto é uma porta para sair do mundo da marginalidade e se tornar uma pessoa decente.
A apresentação foi o primeiro contato do projeto “O Som que Liberta”, executado pela Associação Cultural e Educacional Essência que, numa parceria com a Justiça do Amapá, por meio do Juizado da Infância e da Juventude da Comarca de Macapá (Área de Políticas Públicas e Execução de Medidas Socioeducativas), irá ajudar os adolescentes a realizarem seus sonhos de liberdade por meio da música.
Esse primeiro encontro foi uma espécie da aula inaugural. O maestro Elias Sampaio, há anos nessa estrada de ensino musical a crianças e adolescentes carentes e em situação de risco social, explicou didaticamente a função e importância de cada instrumento, e nisso, os adolescentes acompanharam atentos o aprendizado.
Na avaliação da juíza Ilana Kabacznik Luongo, do Juizado da Infância e da Juventude da Comarca de Macapá, foi bastante positiva a interação dos socioeducandos com o maestro e com os demais componentes da orquestra. No sentimento da magistrada: “o projeto vai alcançar seu objetivo com muito louvor”.
Representantes da Fundação da Criança e do Adolescentes – FCRIA, Polícia Militar, Associação Comercial e Industrial do Amapá; do CESEIN, Associação Cultural Essência e do Judiciário, estiveram presentes no acontecimento.
A primeira apresentação dos meninos do centro de internação, segundo sinalizou o maestro Elias Sampaio, deverá acontecer por ocasião das festas natalinas deste ano de 2014
Macapá, 07 de Agosto de 2014
Texto: Edson Carvalho
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: Tjap Notícias
- Detalhes
- Criado: Quinta, 07 Agosto 2014 03:52