Justiça do Amapá apresenta a Bandeira Oficial da Instituição no Portal do TJAP
O Pleno do Tribunal de Justiça do Amapá em Sessão Ordinária, à unanimidade, homologou todos os atos administrativos de escolha da Bandeira da Justiça do Amapá e encaminhou Projeto de Lei para a Assembleia Legislativa visando aprovação de Lei da criação do referido símbolo oficial do Poder Judiciário do Estado do Amapá.
Por meio de concurso público, que iniciou ainda em 2011, sob a organização da Comissão de escolha da Bandeira do Judiciário, presidida pela Desembargadora Sueli Pini, estudantes da rede pública de ensino fundamental e médio, tanto do Município quanto do Estado, puderam concorrer com suas artes inspiradas no Poder Judiciário Amapaense.
O estudante Herick Barbosa Moreira, aluno do Colégio Amapaense, foi o vencedor do concurso que elegeu a melhor produção da Bandeira do Poder Judiciário amapaense.
A Bandeira da Justiça do Amapá, além de inspirada no pavilhão oficial do Estado, traz elementos que remetem à função judicial. Na faixa, a cor amarela representa a base da Justiça: riquezas de suas Leis e Sabedoria em interpretá-las. A cor Verde representa a esperança da aplicação da Justiça de maneira imparcial e conciliadora. A cor Azul representa uma analogia ao firmamento para que a Justiça nunca tenha fim. Já a cor Branca representa a paz.
O escudo da Bandeira representa a proteção constitucional de independência para garantir que a Justiça seja feita. Em lugar de destaque, a estrela maior no centro traz a representação da Justiça Amapaense como guardiã das dez missões e valores da Justiça. Aos lados da estrela maior, estão as dez estrelas menores que representam as missões e os valores do Tribunal de Justiça: ética, proximidade da Justiça com o cidadão, celeridade, transparência, responsabilidade social e ambiental, cooperação e espírito de equipe, orgulho institucional, inovação, comprometimento, valorização dos talentos.
A Bandeira ainda carrega representações bem características da Terra dos Tucujus, com significados que remetem ao trabalho do Judiciário Amapaense. O mapa do Estado do Amapá representa a presença e abrangência do Poder Judiciário em todos os municípios. O símbolo do Marco Zero representa a equidade e o senso do justo para as partes, uma analogia à linha do Equador que divide o mundo em duas partes iguais, com as iniciais TJAP na vertical.
O Baluarte representa a fortaleza da Justiça e a garantia da solução dos conflitos para a paz social, equilibrado nas suas extremidades pelo escudo. O amarelo dourado é a cor predominante no Forte, Escudo, Monumento, Mapa e nas Estrelas, e se refere à visão do Judiciário e seu reconhecimento pela sociedade Amapaense.
O Presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, Desembargador Luiz Carlos, ressaltou a importância da criação da Bandeira como símbolo do Poder Judiciário. “Queremos manter um contato direto e eficaz com o nosso jurisdicionado. A bandeira será nossa identidade e trará para a Justiça do Amapá uma maior visibilidade e reconhecimento. A bandeira é o símbolo máximo de uma nação, de um Estado, de uma aldeia, de uma Instituição. O Judiciário Amapaense tomou essa iniciativa de instituir, então, esse símbolo tão importante”.
-Macapá, 06 de Agosto de 2014-
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Quarta, 06 Agosto 2014 03:16