Jornada Itinerante Fluvial entrará em sua 111ª edição a serviço do ribeirinho
A Justiça do Amapá chegará a sua 111ª Jornada Itinerante Fluvial. Um trabalho que reúne justiça, cidadania e solidariedade. A saída da equipe do porto Souza Mar, em Santana, vai ocorrer no dia 29 de agosto a partir da 19h00, e o retorno com chegada prevista para 12h00 do dia 06 de setembro.
De acordo com o cronograma, os atendimentos estão definidos da seguinte forma: de 1º a 3 de setembro – Vila Progresso; dia 04 – Itamatatuba; e no dia 05, os trabalhos serão concentrados na comunidade de Ipixuna Miranda.
José Nivaldo Barbosa Vieira, servidor responsável pela organização e infraestrutura das Jornadas - só não participou da viagem inaugural - recorda que nas jornadas iniciais, demandas envolvendo conflitos de terra predominavam. Atualmente, os problemas são outros. Sua experiência garante que o índice com os problemas de prostituição, droga e prática de atos infracionais só não são mais alarmantes, graças a presença mensal da Justiça estadual.
“Nesse período, as ações também sempre recebem apoio do Ministério Público e da Defensoria Pública, e outras parcerias, dentre elas: Corpo de Bombeiros, Companhia de Água e Esgoto do Amapá, IMAP, INSS”, destacou o servidor.
A Desembargadora Sueli Pini, que durante dez anos foi coordenadora da Jornada, disse que a Justiça Itinerante tem um simbolismo muito grande na história do Judiciário Brasileiro. “A Justiça Itinerante representa uma quebra de paradigmas. É um marco divisor, entre uma Justiça inacessível e uma Justiça que bate à porta do cidadão”.
O Presidente da Instituição, Desembargador Luiz Carlos, destacou que a 111ª Jornada Itinerante Fluvial representa a persistência do Poder Judiciário em manter o acesso aos serviços da Justiça Estadual e até de outras instituições pelas comunidades carentes. “Nossa função é resolver os conflitos entre as pessoas, entre as Instituições para restabelecer a paz”.
Esta será a quarta Jornada deste ano, com previsão de mais três ainda para 2014. Segundo as estatísticas, os números em atendimentos são satisfatórios, e apontam para a necessidade da maior presença e assistência de outros órgãos.
Macapá, 27 de Agosto de 2014
Texto: Edson Carvalho
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: Tjap Notícias
- Detalhes
- Criado: Quarta, 27 Agosto 2014 04:00