Nesta sexta, Central de Conciliação vai realizar a 1ª Oficina de Pais e Filhos

0organiza oficina 6Com o objetivo de auxiliar os casais que estão se divorciando sobre o que ocorre com os filhos, sendo crianças ou ainda adolescentes, durante e/ou após a separação, a Central de Conciliação de Macapá vai promover a 1ª oficina denominada “Pais e Filhos. O encontro vai acontecer nesta sexta-feira, 18 de julho, no horário de 14 as 18 horas.

organiza oficina 2A juíza Joenilda Lenzi, titular da 3ª Vara de Família de Macapá e coordenadora da Central de Conciliação, explica que é preciso orientar os pais para a nova fase da vida familiar. “Ainda que estejam no estágio em que os laços afetivos entre o casal estão sendo desfeitos, é fundamental estabelecer um clima de harmonia na convivência entre ambos, e a oficina pretende direcionar pais e filhos, no decurso da separação, a encontrar caminhos que minimizem os conflitos”.

0organiza oficina 7Muitas vezes, o processo de separação de um casal resulta em traumas profundos aos filhos, e o casal nessa fase não está preparado para orientar a prole, muitas vezes usando os menores como arma de um contra o outro, razão pela qual a magistrada entende ser necessário dar ferramentas que possam ajudar no novo momento em que a família vai conviver.

0organiza oficina 3Algumas ações de divórcio e dissolução de união estável em andamento nas Varas de Família de Macapá foram selecionadas para o evento. A oficina Pais e Filhos vai contar com a participação de juízes da área de família, assessores e uma equipe psicossocial, que vai orientar o casal e os filhos, em separado e de acordo com suas idades, a melhorar os relacionamentos.

0organiza oficinaEsse projeto piloto no Amapá é resultado de experiências em Justiças de outros Estados que, diante de tantos conflitos dessa ordem implantaram as oficinas.

"Nas oficinas os casais são ajudados a romper com a rede de intrigas que se criou, e chegarem sem mágoas às audiências de conciliação, concluindo, dessa forma, o processo de separação, amigavelmente, que é o que pretende a Justiça", conclui a juíza Joenilda Lenzi.

Macapá, 17 de Julho de 2014

Texto: Edson Carvalho

Fotos: Adson Rodrigues

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: Tjap Notícias

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD