VII Semana Estadual de Conciliação bate recorde em acordos realizados
A Justiça do Amapá encerrou a VII Semana Estadual de Conciliação com números considerados excelentes pela coordenação do evento. Segundo dados da Secretaria de Gestão Processual Eletrônica do TJAP, 322 conciliações foram realizadas, somando um total de acordos de R$ 2.210.623,21.
Entre as unidades do Judiciário que mais se destacaram com o maior número de acordos realizados, estão a 3ª Vara de Família, Órfãos e Sucessões de Macapá com 49 conciliações; seguida da 1ª Vara de Família, Órfãos e Sucessões de Macapá e Juizado Especial Norte com 48 conciliações.
A semana de conciliação contou com a participação de magistrados, servidores, estudantes universitários, colaboradores e entidades públicas parceiras, que atuaram de norte a sul do Amapá, num verdadeiro mutirão de cidadania.
Essa edição ainda conteve um mutirão de conciliação da 1ª Vara do Juizado Especial Central Virtual com o tema “Cuide do verde”. A ação visou disseminar a cultura da conciliação e promover a conscientização ambiental. A temática foi escolhida em razão ao mês de junho ser dedicado ao meio ambiente.
A Semana Estadual de Conciliação já entrou para o calendário anual do Poder Judiciário, que vai realizar até novembro deste ano, um evento por mês.
“O cidadão e a cidadã, descobriram que o melhor caminho para solução dos litígios não é a via judicial. Nós estamos conseguindo conscientizar a população, através das semanas estaduais de conciliações, que por meio do diálogo e o entendimento, as duas partes sempre ganham. E o principal. Ninguém se estressa e a solução é rápida”, ressaltou a presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos da Justiça do Amapá, Desembargadora Sueli Pini.
Para o Presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, Desembargador Luiz Carlos, o expressivo número de acordos fechados nesta sétima edição, mostra que a conciliação veio pra ficar definitivamente.
“Estou muito contente por ver a semente que plantamos há alguns anos, crescendo e dando frutos hoje. Mas esse é um trabalho de paciência e persistência. Não podemos parar. Esse é apenas um começo de um grande sonho, que é de ver pessoas por meio do diálogo resolvendo problemas entre si, sem brigas e sem processos judiciais”, falou o presidente.
Clique aqui e confira o resultado das AUDIÊNCIAS POSITIVAS da VII SEMANA ESTADUAL DA CONCILIAÇÃO POR UNIDADE JUDICIÁRIA E POR COMARCA.
-Macapá, 02 de julho de 2014-
Texto: Sérgio Bringel
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
- Detalhes
- Criado: Quarta, 02 Julho 2014 05:39