Audiência Pública do Judiciário do Amapá no município de Ferreira Gomes
Em frente ao Fórum de Ferreira Gomes, o principal convidado da Audiência Pública estava lá: o cidadão. A ação inédita da Justiça do Amapá teve como principal objetivo ouvir a população dos municípios de Ferreira Gomes e Porto Grande. (VISUALIZAR FOTOS)
Na abertura da Audiência, o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, Desembargador Carmo Antônio de Souza, ressaltou que esse foi mais um passo dado pela Justiça amapaense para proporcionar essa aproximação maior entre cidadão e Judiciário.
“É um momento histórico para o Poder Judiciário e para a população de Ferreira Gomes e Porto Grande. Queremos ouvir a sociedade para o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, pois temos a obrigação de dar as informações com transparência e responsabilidade. Acredito que cumprimos essa missão inicial e espero que seja uma sequência de muitas que virão no futuro”.
Para dar início à Audiência Pública, foi exibido um vídeo institucional contando um pouco da história da Justiça amapaense e mostrando em números o quadro de como funciona o Judiciário do Estado.
Os Juízes titulares das Comarcas de Ferreira Gomes e Porto Grande, Luiz Carlos Kopes Brandão e João Teixeira de Matos Júnior, respectivamente, demonstraram quais são os crimes mais recorrentes nas duas cidades; bem como a estatística referente ao número de processos julgados nas referidas Comarcas.
Na sequência o Diretor Financeiro do TJAP, Francys Campos, fez uma exposição orçamentária da Justiça Estadual.
Após as explanações, foi aberto espaço para a comunidade. Os moradores de Ferreira Gomes e também de Porto Grande fizeram questionamentos e apresentaram contribuições.
Durante o evento foram debatidos somente assuntos pertinentes às ações do Poder Judiciário amapaense, ou seja, questões que envolveram processos judiciais e atendimentos da Justiça à população.
O Diretor-Geral do Tribunal de Justiça do Amapá, Veridiano Colares, ressaltou que essa ação foi um começo importante da Justiça do Amapá e deseja que a comunidade se apresente cada vez mais ao Judiciário. “Assim podemos mostrar quem nós somos e o que nós estamos fazendo por essa comunidade que precisa da Justiça como um todo”.
A Desembargadora Sueli Pini avaliou a primeira Audiência Pública como uma experiência gratificante e importante, tanto para população quanto para os magistrados ali presente. Tudo em busca de maior eficiência e com a proposta de aprimorar o serviço para o jurisdicionado.
“Essa Audiência é a primeira de uma série de um projeto que veio para ficar. Todos os anos estaremos nas Comarcas do interior prestando contas, pois percebemos o quanto essa ação é importante para o cidadão. Eles ficam informados de quanto nós gastamos, como julgamos os processos, e acima de tudo podemos ouvir os reclamos da sociedade”.
Proponente da Audiência Pública, o Desembargador Carlos Tork, destacou como fundamental a participação do público, pois para o magistrado é importante sentir o que realmente as pessoas pensam sobre o Judiciário para que possam ser feitos ajustes e implementar ações da Justiça.
“Essa prestação de contas dos Juízes das Comarcas com a população e também com o Colegiado do Tribunal, foi muito importante. A participação da comunidade com propostas, críticas e sugestões é extremante relevante. Foi o nosso primeiro passo e certamente outros virão, e vamos colaborar e contribuir para entrelaçar esses laços sempre mais”.
O Presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, Desembargador Luiz Carlos, destacou o grande sucesso da Audiência Pública. “As pessoas aqui presentes sinalizaram o que desejam e nós ouvimos cada uma delas. Então, eu na condição de Presidente, quero exatamente agradecer à comunidade, aos juízes e aos servidores pela grande contribuição que deram para que este evento acontecesse”.
Também estiveram presentes no evento, representantes do Ministério Público, OAB, Defensoria Pública, Associação dos Magistrados do Amapá, Prefeitura de Ferreira Gomes, Câmara de Vereadores, Polícia Civil, Polícia Militar, Secretários Municipais, professores, estudantes, Líderes Religiosos e Líderes Comunitários.
Macapá, 30 de Junho de 2014-
Texto: Hugo Reis
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Segunda, 30 Junho 2014 05:25