Judiciário do Amapá realiza mais uma ação social no IAPEN
A Justiça do Amapá, através da Casa da Cidadania, realizou mais uma ação dos programas “Pai Legal, Pai Presente” e “Eu existo- Registro legal para o preso, no IAPEN. Os programas fizeram parte da II Ação Social/2014 no Centro de Ressocialização do Instituto. (VISUALIZAR FOTOS)
A finalidade da ação é garantir os direitos da pessoa privada de liberdade por meio de atividades direcionadas para o convívio familiar e reinserção social.
Durante a ação, foram oferecidos serviços de registro tardio e reconhecimento de paternidade, com o objetivo de regularizar a situação de detentos que têm pendências com seus documentos pessoais e que não registraram seus filhos.
Vale ressaltar que a Casa da Justiça e Cidadania já vem desenvolvendo essas atividades a cada última sexta-feira de todo mês no IAPEN através dos Programas “Eu Existo: Registro Legal para o Preso”, “Pai Legal” e “Pai Presente”.
Os detentos participaram também de uma palestra sobre o auxílio reclusão. Houve ainda atividades como aferição de pressão arterial, distribuição de preservativos e conscientização referente às DST’s.
Ainda na oportunidade, os internos participaram de uma Contação de História, por meio do projeto “Melhor Idade”, uma iniciativa do Judiciário em parceria com a SEED, para atender idosos em privação de liberdade.
A contadora Missilene Cabral notou a importância dessa atividade lúdica como uma terapia que objetiva auxiliar o bem- estar e resgatar memórias dos idosos.
A Diretora do IAPEN, Joseane Carvalho destacou, a importância da parceria com a Casa da Cidadania para a elaboração da II Ação Social no Instituto, em colaboração com demais parceiros.
“Essa integração do Judiciário juntamente com os outros órgãos visa uma ação social destinada às pessoas privadas de liberdade, que muitas vezes não têm oportunidade de ter acesso a seus direitos como cidadão, e essa colaboração possibilita o resgate da cidadania desses reeducandos. Sem essa parceria não seria possível consolidar esses direitos”.
A II Ação Social/ 2014 promovida pela Unidade de Assistência Social e Psicologia (UNASP), através da Coordenadoria de Tratamento Penal (COTRAP) do IAPEN, contou com a organização da Justiça do Amapá em colaboração com a Rede SuperFácil, POLITEC, INSS, SESC, SEED e Faculdade Estácio FAMAP, com o objetivo de promover oportunidades que visam consolidar o direito dos detentos e amenizar os impactos negativos que o ambiente carcerário impõe.
-Macapá, 1º de Julho de 2014
Texto: Adrielle Lopes
Fotos: Rafael Gomes
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: Tjap Notícias
Flickr: http://www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Terça, 01 Julho 2014 04:22