Atuação do Juizado Virtual durante a VII Semana Estadual da Conciliação
No Fórum dos Juizados Virtuais Especiais Cíveis, da Microempresa, e da Fazenda Pública de Macapá, a programação das audiências agendadas para o período da Semana Estadual da Conciliação prossegue de acordo com a previsão. A média de audiências diárias está entre 8 e 12 processos em cada uma das cinco unidades do Fórum. (VISUALIZAR FOTOS)
No Juizado da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte foram pautadas cerca de 60 audiências para o período. A Juíza Eleusa Muniz, responsável pela unidade, destaca a necessidade de realizar audiências de conciliação todos os dias. “As pessoas estão mais maleáveis em negociar e isso reflete positivo em nossa performance”.
Para o Juiz Luciano Assis, do Juizado Especial da Fazenda Pública, todas as reclamações judiciais desta semana da conciliação envolvem o Município de Macapá, e ele explica: “Na Fazenda Pública é difícil fazer acordo, geralmente chega-se à sentença. Mas com o Município existe essa particularidade, ele é o grande conciliador das nossas demandas”.
A Diretora do Fórum Virtual, Juíza Thina Luiza Gomes dos Santos, enfatiza que muito embora a Semana Estadual de Conciliação contribua para criar uma consciência de pacificação entre as pessoas, o método consensual de solução de conflitos já está integrado no cotidiano do Judiciário, especialmente, nos Juizados Especiais.
Em audiência de conciliação envolvendo uma seguradora automóvel, ela fez lembrar às partes a importância de virem dispostas a apresentar uma proposta razoável de negociação. “Na condição de Juíza, é nosso papel, primordial, abrir as portas para estabelecer a pacificação social, por meio da conciliação”.
Macapá, 27 de Junho de 2014
Texto: Edson Carvalho
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: Tjap Notícias
- Detalhes
- Criado: Sexta, 27 Junho 2014 02:29