O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Justiça do Amapá promove a VII Semana Estadual da Conciliação

0Abertura VII Semana 13Em cumprimento ao cronograma de realização das Semanas Estaduais de Conciliação, estabelecido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, iniciou nesta segunda-feira a VII Semana Estadual da Conciliação, da Justiça do Amapá. A programação encerra na sexta. (VISUALIZAR FOTOS)

0Abertura VII Semana 4No primeiro dia, muitas pessoas atenderam ao chamado da Justiça e compareceram às audiências para resolver, de forma saudável e objetiva, seus conflitos, conforme destaca a Desembargadora Sueli Pini, presidente do Núcleo.

0Abertura VII Semana 17“Percebemos uma grande evolução. A cada Semana, mais expressivos são os números de acordos. Significa que o cidadão está interessado nesta forma de prestação de Justiça. Sentar a mesa de conciliação é passo importante para que as partes estabeleçam a cultura de paz”, garante a Desembargadora.

0Abertura VII SemanaComo de costume, as audiências acontecem em todas as Varas, à exceção dos Juízos Criminais. Para o período, foram agendadas cerca de 950 audiências, que estão acontecendo também na Central de Conciliação, localizada no 2º pavimento do Fórum de Macapá.

0Abertura VII Semana 6A Juíza Alaíde Maria de Paula, da 4ª Vara Cível e também Diretora do Fórum de Macapá, vê com otimismo o interesse geral pelo método da conciliação. “Juízes, advogados, e as partes demandantes vêm se conscientizando para o fato de que a melhor forma de pacificar conflitos judicializados é a conciliação”.

0Abertura VII Semana 9A juíza Elayne Cantuária, da 2ª Vara de Família, destacou que processos relacionados à pensão alimentícia têm uma grande demanda durante as Semanas Estaduais de Conciliação. Principalmente agora, a partir da medida da 2ª Vara de Família de Macapá, de quem estiver com dívidas referentes à pensão alimentícia, e não quitá-la ou apresentar proposta de acordo, terá o seu nome inscrito no Serasa e SPC. Somente o pagamento das parcelas vencidas dará direito a retirada do cadastro restritivo de crédito.

0Abertura VII Semana 19“A adoção desse mecanismo significa a abertura de mais uma via para garantir o cumprimento da obrigação de alimentar que é uma responsabilidade grandiosa na criação, educação e sustento dos filhos.

0Abertura VII Semana 21Para a coordenadora da Central de Conciliação, Juíza Joenilda Lobato Lenzi, que também é responsável pela 3ª Vara de Família de Macapá, até outubro, na última semana de cada mês, o mutirão vai acontecer sempre objetivando ressaltar o bem que a conciliação produz na vida das pessoas.

Macapá, 24 de Junho de 2014

Texto: Edson Carvalho

Fotos: Adson Rodrigues

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: Tjap Notícias

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD