Cartório Distribuidor garante agilidade na distribuição de processos

0Cartório Distribuidor 24O Cartório de Distribuição do Fórum de Macapá, que tem como coordenadora a juíza Alaíde Maria de Paula, Diretora do Fórum e titular da 4ª Vara Cível, recebe diariamente, uma média de 150 novas ações que são distribuídas no prazo de 48 horas, a uma das varas competentes que vai apreciar o pleito, julgando-o. (VISUALIZAR FOTOS)

0cartório Distribuidor 34Se o caso pede urgência, a distribuição é feita imediatamente ao seu recebimento. De acordo com a chefe do Cartório, Régia Cláudia, o trâmite ocorre o mais célere possível, para atender com presteza e eficiência os jurisdicionados que procuram o Estado-juiz, na espera de uma resposta rápida e eficaz do Judiciário amapaense. Para Régia Cláudia, esse diferencial dá credibilidade à missão da Justiça.

0Cartório Distribuidor 31Para cumprir o prazo mencionado, o qual é orientado pelo Provimento Geral da Corregedoria do Judiciário estadual e pela legislação processual brasileira, duas equipes atuam com eficiência: uma no protocolo; organização das atas e encaminhamento das ações às serventias judiciais, e a outra analisa e distribui as ações.

0Cartório SDistribuidor 33Das ações que chegam ao Cartório de Distribuição, constam causas de naturezas cíveis, criminais, infância e juventude, juizado de violência doméstica, juizados especiais cíveis e criminais, execuções penais e cartas precatórias originárias das Comarcas dos municípios amapaenses, como também de outros Estados. Ressalta-se que grande número de ações são ajuizadas pela Defensoria Pública Estadual e Ministério Público; e os inquéritos policiais oriundos das delegacias de polícia civil.

0Cartório Distribuidor 28Na ordem de importância, o Cartório Distribuidor é a porta de entrada e protocolização de todos os pedidos formulados pela sociedade por meio de advogados, para encaminhamento aleatório, do processo, a um dos Juízos de acordo com a natureza da demanda.

0Cartório Distribuidor 30Segundo a juíza Alaíde de Paula, a eficiência do Cartório deve-se a dois fatores: ao empenho dos servidores e o Tucujuris – sistema eletrônico processual do TJAP. “Este tem-se mostrado um avanço, em velocidade e qualidade nos resultados. Com maior celeridade na distribuição das ações”.

Macapá, 08 de Julho de 2014

Texto: Edson Carvalho

Fotos: Adrielle Lopes

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: Tjap Notícias

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD