Parceria entre Justiça do Amapá, Secretaria de Saúde e 1º e 3º Cartórios de Ofícios garante reinstalação de cartórios na Maternidade Mãe Luzia
Na manhã desta quinta-feira (05) aconteceu a reinstalação da Unidade Interligada de Cartórios Civis dentro do Hospital da Mulher Mãe Luzia. Uma parceria da Justiça do Amapá, 1º e 3º Cartórios de Registros de Macapá e Secretária de Saúde do Estado. (VISUALIZAR FOTOS)
A Desembargadora Sueli Pini destacou a importância da revitalização da Unidade. A magistrada ressaltou que a reinstalação do serviço foi possível graças a um esforço conjunto, principalmente dos novos Tabeliães da Capital.
“Todos nós sabemos da importância desse relevante serviço de cidadania. O objetivo é que o recém-nascido saia da maternidade registrado civilmente. Esse cartório vai atender tanto as parturientes na Maternidade Mãe Luzia e na Unidade do SUS no Hospital São Camilo, como também as futuras pacientes da Casa de Parto da zona norte da cidade”.
O diretor do Hospital da Mulher, Acimor Coutinho, destacou a iniciativa do Poder Judiciário em intermediar a instalação cartorária na unidade. Ele também enfatizou a colaboração dos parceiros para a prestação de serviços. Há uma expectativa da emissão de 30 a 40 certidões de nascimento por dia.
“A possibilidade que está sendo dada pelo Judiciário e Cartórios do recém-nascido sair com a sua certidão de nascimento é uma atitude extremamente louvável, pois sabemos da luta e cooperação de todas as parcerias para que hoje esse serviço viesse novamente a ser oferecido, em vista a contemplar um alto índice de pessoas, que muitas vezes por dificuldades, não têm acesso a esse primordial documento”.
Durante a reinstalação da Unidade, também estiveram presentes a juíza titular da 1ª Vara Cível e Corregedora dos Registros Públicos de Macapá, Liége Cristina de Vasconcelos Ramos Gomes; os oficiais do 1º e 3º cartórios de registros civis de Macapá, Francisco Cruz e Diogo Vales, respectivamente; a Defensora Pública Karina Guerra; o Secretário de Saúde do Estado, Jardel Nunes; a Secretária de Inclusão e Mobilização Social, Cláudia Capiberibe e a representante do Ministério Público pela Coordenação Nacional da Saúde da Criança Maribel Smith.
-Macapá, 05 de Junho de 2014-
Texto: Adrielle Lopes
Fotos: Rafael Gomes
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/t jap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Quinta, 05 Junho 2014 08:43