Ação do Judiciário do Amapá beneficia idosos do Abrigo São José

 0Certidão Idosos 14Dar cidadania e dignidade aos idosos, que durante anos contribuíram com seus trabalhos para o desenvolvimento do Estado, e que hoje se encontram à margem da sociedade esquecidos e sem identidade. Esse é o objetivo da ação da Justiça do Amapá, que viabiliza a emissão da segunda via de certidões de nascimento para os idosos que moram no Abrigo São José. (VISUALIZAR FOTOS)

0Certidão Idosos 15A ação foi promovida pela juíza titular da 1ª Vara Cível e Corregedora dos Registros Públicos de Macapá, Liége Cristina de Vasconcelos Ramos Gomes, em parceria com Ministério Público, Casa de Justiça e Cidadania, Programa Pai Legal e os Cartórios de Ofício Cristiane Passos, Vales e Jucá.

0Certidão Idosos 28“Não podemos fechar os olhos para essas pessoas. É nosso dever protegê-las, e é direito deles, de ter um final de vida digno e decente. Alguns idosos se encontram com a saúde debilitada e precisam do documento para o tratamento. Outros querem apenas ter o prazer de poder receber seus benefícios do INSS, e por não terem documentos, encontram uma série de dificuldades”, disse a Juíza Liége Gomes.

0Certidão Idosos 22Nessa primeira etapa da ação, 12 idosos receberam o tão sonhado documento, e o restante, deve receber suas certidões nos próximos dias.

0Certidão Idosos 18“Não fizemos a entrega total dos documentos solicitados, por causa da dificuldade de comunicação com os cartórios de outros Estados, como por exemplo, Maranhão, Pará e Goiás. Mas já entramos em contato com os juízes das Comarcas das cidades dos referidos Estados, e em breve, poderemos dizer que cumprimos nossa missão e que todos estão com suas situações civis regularizadas perante a Justiça do Amapá”, ressaltou a magistrada.

0Certidão Idosos 4A iniciativa de regularização dos documentos dos idosos partiu da Direção do próprio Abrigo que, preocupada com o significativo número de velinhos sem documento ou com documentos muito antigos, vez que perdem o devido valor, encaminhou solicitação à juíza Liége Cristina de Vasconcelos Ramos Gomes.

0Certidão Idosos 9A magistrada pediu apoio do programa Pai Legal e da Casa de Justiça e Cidadania para efetivar o estudo. Na primeira etapa foram verificados cada caso para se levantar os pendentes de regularização.

0Certidão Idosos 21Uma vez formulados os processos individuais, a Juíza Liége Gomes, juntamente com o Ministério Público e o oficial de um dos cartórios de registros públicos da Capital, realizou audiência nas dependências do Asilo para analisar a situação de cada processo e deliberar que os casos fossem encaminhados aos cartórios para emissão de registro tardio de nascimento, retificação de registro e/ou segunda via.

-Macapá, 02 de Junho de 2014-

Texto: Sérgio Bringel

Fotos: Adson Rodrigues

Siga-nos no Twitter: @Tjap_oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: TJAP Notícias

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD