O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Desembargador Gilberto Pinheiro palestrou para acadêmicos de Direito

0Palestra De. GilbertoO Desembargador Gilberto Pinheiro esteve no Centro de Ensino Superior do Amapá – CEAP, e palestrou para acadêmicos do 4º e do 7º semestre do curso de direito. A palestra fez parte de um seminário jurídico organizado pelos acadêmicos, que abordou o tema: Legislação Penal Especial – Lei nº 9.605/98 – Lei de Crimes Ambientais. (VISUALIZAR FOTOS)

0Palestra De. Gilberto 15A palestra possibilitou aos acadêmicos tomarem conhecimento sobre os graves problemas e os crimes ambientais praticados na Amazônia. Sobre essa problemática, a professora Veronice Alves, coordenadora do evento, esclareceu que a questão maior levantada pelos acadêmicos é no sentido de buscar as informações, compreendê-las e, partir daí, entender de quem é a responsabilidade pelos danos ambientais causados.

0Palestra De. Gilberto 16“É fundamental, nesse momento, fazermos o levantamento dos crimes ambientais aqui no Estado, para se praticar a legislação e verificar como as instituições têm discutido essa questão. É uma discussão que os acadêmicos precisam aprofundar”, destacou a professora.

0Palestra De. Gilberto 3Uma das participantes, a acadêmica Geórgia Oliveira mencionou a importância do tema, vez que grande parte da devastação do meio ambiente amazônico é produzida por empresas de exploração, seja mineral ou madeireira, acarretando, com isso, danos imensuráveis e responsabilidade de reparação.

0Palestra De. Gilberto 10O Desembargador Gilberto Pinheiro fez breve explanação sobre crimes ambientais com enfoque à Amazônia. “A Amazônia possui a maior biodiversidade do planeta; 60% do território nacional é amazônico. Então, precisamos interpretar essa lei voltada para a realidade da Amazônia, ou seja, para o direito amazônico. Temos que direcionar essa questão em vista às peculiaridades de nossa região”.

0Palestra De. Gilberto 2Ao final, os acadêmicos entregaram ao Desembargador um certificado com os seguintes dizeres: “Sua presença é de suma importância para a construção do conhecimento jurídico e social da comunidade acadêmica – haja vista que a temática ambiental deve estar presentes nas discussões ambientais no Brasil e no mundo”.

Macapá, 28 de Maio de 2014

Texto: Edson Carvalho

Fotos: Adson Rodrigues

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: Tjap Notícias

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD