Justiça do Amapá realiza o encerramento da 2ª Edição do Projeto Ação Jovem – Seguro
A Justiça do Amapá por meio do Juizado da Infância e da Juventude- Área de Políticas Públicas e Execução de Medidas Socioeducativas da Comarca de Macapá, realizou o encerramento da 2ª Edição do Programa Ação Jovem- Seguro. Na ocasião foram entregues certificados a 20 adolescentes que formaram a 2ª turma do Projeto. (VISUALIZAR FOTOS)
O Projeto Ação Jovem-Seguro firma-se na importância de reinserir os adolescentes em conflito com lei à sociedade para que consigam reintegrar-se de forma satisfatória ao meio social, à vida familiar, à educação e ao emprego, assim contribuindo para a redução dos índices de violência, aumento da autoestima e promoção de qualificação profissional.
Durante o período de execução do projeto, técnicos do SENAI/AP e do Sindicato de Corretores de Seguros e Empresas de Seguro, ministraram cursos voltados à integração social, por meio do conhecimento, e os primeiros passos à profissionalização, como: noções básicas de língua portuguesa, orientação no mercado de trabalho, parte específicas de seguros e noções de informática.
Para o Diretor Técnico do SENAI, Paulo Rech, foi gratificante repetir a parceria com Justiça do Amapá. “Entregar os certificados de capacitação profissional a esses jovens é muito importante. O SENAI sempre estará de portas abertas para futuras parcerias com o Judiciário amapaense, pois temos o objetivo mútuo de colocar esse público especial no mercado do trabalho, e nós estaremos juntos nessa missão”.
A coordenadora da Ação Jovem- Seguro, Desembargadora Stella Ramos, em seu discurso destacou o trabalho contínuo para elevar nível do curso decorrente das parcerias fundamentais na execução do projeto.
“Esse é o momento de resgatar a cidadania. Essa contribuição da Justiça pretende incentivar o adolescente a buscar sempre a conquista de seu espaço profissional. Parabenizo também o empenho do Juizado da Infância e da Juventude, pois cada aluno aqui sabe o comprometimento dos servidores do Juizado”.
O Desembargador Constantino Brahuna, presidente do Fundo de Apoio aos Juizados da Infância e Juventude – FAJIJ acredita que quando o Poder Judiciário se engaja em ações como essa promove o desenvolvimento socioeducativo do jovem amapaense.
“As crianças e o adolescentes de hoje são os cidadãos de amanhã. O nosso objetivo é tirá-los dessa área da infiltração da criminalidade. E procurar contribuir para que obtenham informações educativas, recreativas e procurando ocupar suas vidas com coisas boas e úteis. Elas não devem se transformar em vítimas do crime”, ressaltou o magistrado.
O Desembargador Luiz Carlos Gomes dos Santos, Presidente do TJAP, disse que a Justiça do Amapá cumpre mais uma vez sua missão. “Além de fornecer Justiça, temos que nos aproximar do cidadão, sobretudo do jovem. Dar condições para que encontrem o caminho do desenvolvimento, através do estudo. Dessa forma, queremos ajudá-los a buscar o seu lugar no mercado de trabalho”.
O Desembargador-Presidente destacou os esforços e trabalhos das Unidades do Judiciário que também são engajadas em realizar ações sociais em prol desses jovens. “Os conhecimentos que a juventude recebe são de muita importância. Informação é fundamental em nossas vidas. Assim formamos cidadãos melhores e completos para que sejam o orgulho do Amapá e do Brasil”.
Além das entregas dos certificados, foi realizada uma performance com o tema “Reconstruir Caminhos” com todos os alunos que se formaram no curso de iniciação profissional- auxiliar de corretor de seguros, sob a direção do professor Álvaro Braga.
-Macapá, 19 de maio de 2014-
Texto: Hugo Reis
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Segunda, 19 Mai 2014 05:29