Atuação da Justiça do Amapá na XXI Ação Global
Uma grande movimentação de pessoas marcou a XXI Edição da Ação Global, onde a Justiça do Amapá esteve presente durante todo o dia. A ação ocorreu nas Escolas Raimunda dos Passos e Rivanda Nazaré, ambas localizadas no bairro Novo Horizonte I. (VISUALIZAR FOTOS)
Na oportunidade as atividades desenvolvidas pelo Judiciário foram: Atermação de reclamações cíveis; audiências conciliatórias; regularização de Registro Civil (nascimento, óbito e casamento); reconhecimento voluntário de paternidade por meio dos Programas Pai Legal e Pai Presente; serviços da Casa de Justiça e Cidadania do TJAP; Programas de Políticas Públicas da Infância e Juventude da Justiça do AP e atendimento da equipe multiprofissional do Juizado de Violência Doméstica.
A Desembargadora Sueli Pini, destacou a participação que reforça o estreitamento de relações do Judiciário com a sociedade. “A Justiça do Amapá é uma das poucas do nosso País que tem participação efetiva nas ações globais. E se tornou uma tradição, pois a Justiça amapaense já participa há mais de 10 anos da ação. Temos uma equipe grande, cerca de 40 pessoas, para atender o jurisdicionado que nos procura”.
A Coordenadora dos Programas “Pai Legal e Pai Presente”, Desembargadora Stella Ramos, enfatizou a importância da grande quantidade de pessoas que foram procurar os serviços da Justiça.
“Nós podemos oferecer essa facilidade à comunidade de fazer o reconhecimento voluntário da paternidade. Além de outros serviços que a própria Defensoria tem nos apoiado na questão de retificação de registros de nascimento. Basta o número alto de pessoas que nos procuram, para vermos que é certo e importante a manutenção do Poder Judiciário com esses programas nas ações do SESI.
A juíza Joenilda Lobato Lenzi, coordenadora da Central da Conciliação, explicou que a coordenação esteve presente para facilitar e minimizar os conflitos sociais.
“A Central da Conciliação tem por objetivo ajudar a quem deseja resolver as sua pendências de um modo mais tranquilo, chegando a uma solução com a nossa ajuda. É uma ação boa para todo mundo, pois quando se concilia, ambas a partes saem completa ou parcialmente satisfeitas, promovendo uma pacificação social. Por isso é importante trazer nossos serviços cada mais vez mais perto para a comunidade”, ressaltou a magistrada.
A estudante Maria Keren Andrade de Torres, foi um exemplo de quem foi atrás dos serviços oferecidos. “Fico feliz da Justiça vim até nós através da Ação Global, pois facilita também na locomoção de quem é morador do bairro Novo Horizonte e redondezas”.
Participaram juntos na execução das atividades do Judiciário: Casa de Justiça e Cidadania; Programas Pai Legal & Pai Presente; Rede Superfácil/Beirol; Juizado da Violência Doméstica, Juizado da Infância e Juventude; Central de Conciliação; NAECA e o Departamento de Informática do Judiciário.
-Macapá, 28 de Abril de 2014
Texto: Hugo Reis
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: Tjap Notícias
Flickr: http://www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Segunda, 28 Abril 2014 07:30