O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Universitários participam de palestra no Tribunal de Justiça

Palestra Des. Carmo 1Alunos das Faculdades Seama, Fabram e Ceap, participaram de uma palestra proferida pelo Desembargador Carmo Antônio de Sousa, que abordou o tema: Organização do Poder Judiciário. O evento aconteceu no Plenário do TJAP com a presença de aproximadamente 100 acadêmicos do curso de Direito. (VISUALIZAR FOTOS)

Palestra Des. Carmo 40O professor Frank Gilberto, da Faculdade Fabran, que também participou como palestrante, elogiou a iniciativa do TJAP em tirar os estudantes das salas de aulas e trazê-los para a realidade do mundo jurídico.

Palestra Des. Carmo 38“Não existe coisa melhor para um aluno, poder ver na prática como funciona a Justiça. Conhecer a instituição por dentro, de uma forma mais ampla e educativa. Tenho a certeza de que esse momento para eles, além de importante, será fundamental para suas escolhas no futuro”, explicou o professor.

Palestra Des. Carmo 29Além do cumprimento de tarefas curriculares do curso de Direito, a visita dos acadêmicos contribui para a Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), já alcançada pela Justiça do Amapá, que propõe a implantação de pelo menos um programa de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário.

Palestra Des. Carmo 39“O programa Visibilidade e Transparência, que atende a Meta 4 foi implantado no TJAP há apenas quatro anos. Mas eu, como Magistrado e professor universitário, já realizo esse trabalho de aproximar a comunidade acadêmica do Poder Judiciário faz mais de dez anos. Sempre fiz questão de mostrar para os meus alunos, que a Justiça não é fechada como muitos podem pensar. E o resultado tem sido muito positivo. Estamos cumprindo a risca e com sucesso, o que determina o CNJ”, ressaltou o Desembargador Carmo Antônio.

Palestra Des. Carmo 37O programa é realizado duas vezes a cada semestre, sendo que uma vez, a visita é realizada na Justiça de primeiro grau e outra, na Justiça de segundo grau. “Já realizamos visitas de estudantes universitários às Justiças de primeiro e segundo graus em março e agora em abril. As próximas visitas estão previstas para acontecer nos meses de setembro e outubro”, finalizou o Desembargador.

-Macapá, 29 de abril de 2014-

Texto: Sérgio Bringel

Fotos: Adson Rodrigues

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: TJAP Notícias

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD