Universitários participam de palestra no Tribunal de Justiça
Alunos das Faculdades Seama, Fabram e Ceap, participaram de uma palestra proferida pelo Desembargador Carmo Antônio de Sousa, que abordou o tema: Organização do Poder Judiciário. O evento aconteceu no Plenário do TJAP com a presença de aproximadamente 100 acadêmicos do curso de Direito. (VISUALIZAR FOTOS)
O professor Frank Gilberto, da Faculdade Fabran, que também participou como palestrante, elogiou a iniciativa do TJAP em tirar os estudantes das salas de aulas e trazê-los para a realidade do mundo jurídico.
“Não existe coisa melhor para um aluno, poder ver na prática como funciona a Justiça. Conhecer a instituição por dentro, de uma forma mais ampla e educativa. Tenho a certeza de que esse momento para eles, além de importante, será fundamental para suas escolhas no futuro”, explicou o professor.
Além do cumprimento de tarefas curriculares do curso de Direito, a visita dos acadêmicos contribui para a Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), já alcançada pela Justiça do Amapá, que propõe a implantação de pelo menos um programa de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário.
“O programa Visibilidade e Transparência, que atende a Meta 4 foi implantado no TJAP há apenas quatro anos. Mas eu, como Magistrado e professor universitário, já realizo esse trabalho de aproximar a comunidade acadêmica do Poder Judiciário faz mais de dez anos. Sempre fiz questão de mostrar para os meus alunos, que a Justiça não é fechada como muitos podem pensar. E o resultado tem sido muito positivo. Estamos cumprindo a risca e com sucesso, o que determina o CNJ”, ressaltou o Desembargador Carmo Antônio.
O programa é realizado duas vezes a cada semestre, sendo que uma vez, a visita é realizada na Justiça de primeiro grau e outra, na Justiça de segundo grau. “Já realizamos visitas de estudantes universitários às Justiças de primeiro e segundo graus em março e agora em abril. As próximas visitas estão previstas para acontecer nos meses de setembro e outubro”, finalizou o Desembargador.
-Macapá, 29 de abril de 2014-
Texto: Sérgio Bringel
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
- Detalhes
- Criado: Terça, 29 Abril 2014 05:39