O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Curso de Formação de Instrutores em Oficinas de Divórcio e Parentalidade

0Curso CNJ 9A Juíza Joenilda Lobato Silva Lenzi, titular da 3ª Vara de Família, Órfãos e Sucessões da Comarca de Macapá, e a servidora Sônia Regina dos Santos Ribeiro, do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Solução de Conflitos, participaram do “II Curso de Formação de Instrutores em Oficinas de Divórcio e Parentalidade”, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça.

0Curso CNJ 1Durante o evento houve a realização de oficinas com o objetivo de apoiar as famílias que enfrentam conflitos jurídicos relacionados ao divórcio ou à dissolução da união estável, nos quais vários ajustes e mudanças pessoais ocorrem. Foram repassadas ainda informações para que os participantes entendam o que ocorre com as crianças e os adolescentes após a separação e, a partir daí, auxiliar o casal em vias de separação a criar uma efetiva e saudável relação parental junto aos filhos.

0Curso CNJ 2O curso pretendeu também prevenir a alienação parental, na medida em que é importante conscientizar o casal da  importância para a criança de conviver com ambos os pais, tanto no sentido de construir uma relação de companheirismo com estes, assim como, para que a criança possa formar por si só uma imagem de cada um dos pais.

0Curso CNJ 6Para a servidora Sônia Ribeiro a experiência foi bastante enriquecedora, na medida em que proporcionou novas técnicas para mediar e solucionar conflitos de família, especialmente aqueles decorrentes do divórcio e dissolução de união estável, com a ideia de que, embora os laços afetivos entre o casal sejam desfeitos, aqueles decorrentes da parentalidade entre os pais e filhos permanecem vivos e devem ser preservados.

Cerca de 40 magistrados e servidores oriundos de diversas partes do Brasil participaram do evento; contato que serviu para romper as barreiras geográficas e verificar as novas tendências no direito de família que vem sendo adotadas pelas diversas comarcas brasileiras.

-Macapá, 29 de abril de 2014-

Texto: Adrielle Lopes

Fotos: Rafael Gomes

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: Tjap Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD