Justiça Estadual discute medidas para solucionar problemas na POLITEC
A juíza titular da 1ª Vara Cível da Fazenda Pública de Macapá, Liége Cristina de Vasconcelos Ramos Gomes, reuniu com os diretores dos Hospitais Alberto Lima e Emergência e do Departamento de Medicina Legal da Polícia Técnico Cientifica, para tentar resolver o problema relacionado aos cadáveres sem identificação e sem documentos que são encaminhados à Politec.
Segundo o diretor do IML, João Carreira Bahia, esse é um problema que já se arrasta há bastante tempo, e que tem causado muitos transtornos tanto para a instituição quanto para a Justiça. “Para piorar a situação, as seis câmaras frigoríficas antigas que temos, não funcionam mais há quase seis meses. Os corpos estão sendo acondicionados nas bandejas e ficam na câmara com a porta aberta, um caos”, desabafou o diretor.
A juíza Liége Cristina de Vasconcelos Ramos Gomes, que também é a Corregedora Permanente dos Cartórios Extrajudiciais, em concordância com o Ministério Público, apresentou a proposta de que, quando a vítima sem documentação tenha morrido por causas súbitas, ou seja, morte natural e sem violência, que o médico do próprio hospital faça o laudo e ateste a causa mortis.
“Isso vai desafogar a demanda na Politec, que ficaria encarregada de fazer necropsias e atestar laudos, apenas naqueles corpos onde há violência. Depois é só encaminhar para Corregedoria Permanente para que autorizemos o sepultamento da pessoa. O cartório seria a última etapa do processo, com a expedição do atestado de óbito”, ressaltou a magistrada.
Foi solicitado também pela Justiça, que a Politec acelere a instalação das seis novas câmaras frigoríficas adquiridas pela instituição e que não podem entrar em funcionamento enquanto não for resolvido o problema.
“Estamos atentos a esse problema que consideramos graves e urgentes. A Justiça está fazendo o seu papel. Cabe agora às instituições cumprirem o que foi acordado nesta reunião, para que situações como essas não voltem a acontecer em nosso Estado, finalizou a juíza.
-Macapá, 11 de fevereiro de 2014-
Texto: Sérgio Bringel
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: instagram.com/tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Sexta, 11 Abril 2014 02:01