Sessão Solene da Posse do Desembargador Carlos Tork
Nesta sexta-feira, o Presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, Desembargador Luiz Carlos Gomes dos Santos deu posse ao mais novo Desembargador do TJAP. (VISUALIZAR FOTOS)
Em uma solenidade bastante prestigiada, compuseram a mesa de honra os Desembargadores Luiz Carlos, Carmo Antônio de Souza, Gilberto Pinheiro, Raimundo Vales, Agostino Silvério, o governador Camilo Capiberibe, o representante da Assembleia Legislativa/AP, deputado Michel JK; o prefeito de Macapá Clécio Luis; o senador João Alberto Capiberibe; o representante do senador Randolfe Rodrigues, cel. Ricardo Dias; a deputada federal Dalva Figueiredo; a Procuradora-Geral de Justiça, Ivana Franco Cei; e o presidente da OAB/AP, Paulo Henrique Campelo.
Por ser católico e ter participado desde a infância do movimento religioso, no início da solenidade o novo Desembargador recebeu a bênção do Padre Dante Bertolazzi.
Na sequência, ele foi conduzido pelos Desembargadores Gilberto Pinheiro e Agostino Silvério para fazer a leitura do juramento. E após, recebeu das mãos do Desembargador-Presidente a toga que a partir de agora usará nas Sessões do Tribunal de Justiça.
Após tomar assento no Pleno, em seu discurso o Desembargador Carlos Tork agradeceu pela confiança na escolha de seu nome ao desembargo. Ele fez um pequeno relato de sua infância, que sem a presença do pai as dificuldades foram enormes.
Lembrou os idos da adolescência na Igreja Nossa Senhora da Conceição; sua trajetória nos 27 anos na advocacia e do novo tempo que ora começa. “Fecho um livro de uma etapa da história de minha vida para abrir outro. Meu desejo é construir um Judiciário mais aberto, com diálogo franco com a sociedade e demais colaboradores da Justiça do Amapá. Obrigado a minha família e a todos que ajudaram a construir esse momento”.
Na mensagem de boas-vindas ao novo magistrado, o Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, Desembargador Carmo Antônio destacou: “Ser um bom juiz, resulta de um tipo de sabedoria que não se aprende somente em livros técnicos, nem decorre de uma progressiva carreira de graus acadêmicos. É maior e mais profundo. O juiz que fará bem ao seu semelhante, que trabalha pela dignidade da vida, será aquele capaz de ouvir e respeitar as pessoas nas suas particularidades e características”, falou o Desembargador.
Ele ressaltou ainda a preocupação que o magistrado deve ter com o bem-estar da sociedade, e concluiu congratulando-se em nome dos demais desembargadores pela escolha do novo integrante do colegiado, desejando ao novo magistrado, sucesso e tranquilidade nessa nova missão.
O presidente da OAB/AP, Paulo Henrique Campelo, parabenizou e homenageou o Desembargador Carlos Tork, lembrando que, enquanto advogado, foi exemplo e orientou a trajetória de muitos advogados. Uma trajetória que orgulha a classe na construção da vida pública. “Como profissional, se tornou um exemplo pra toda a advocacia”.
O Governador do Amapá, Camilo Capiberibe, também desejou boa sorte ao novo Desembargador e disse que a experiência dele de muitos anos de trabalho na advocacia irá contribuir, e muito, para o desempenho da nova tarefa. “Reconheço todo o esforço que é feito pelo Tribunal para garantir e levar Justiça ao cidadão. E tenho certeza que a sua chegada irá somar a esse trabalho que já vem sendo desenvolvido”.
O presidente do TJAP, Desembargador Luiz Carlos, destacou a palavra-chave mencionada pelo Desembargador Carlos Tork: diálogo. “Tenho certeza que vossa excelência será um dos fortes difusores do diálogo e aproximação, que o Judiciário do Amapá tem buscado e conquistado todos esses anos. Principalmente, por atender bem a população. Fico alegre de vossa preocupação. De fato, a Justiça precisa estar aberta ao diálogo, para o fortalecimento e melhoramento das relações. O diálogo se antecipa ao conflito para que não desague no Judiciário. Contamos muito com sua ajuda. Vossa excelência será um soldado nesse trabalho em nome da sociedade. Estamos todos de parabéns com a sua escolha para compor esta Corte”.
A cerimônia de posse contou com a presença de diversas autoridades civis, militares, magistrados, procuradores de Justiça, advogados, serventuários da Justiça e familiares do empossado.
O Desembargador Carlos Augusto Tork de Oliveira é oriundo do Quinto Constitucional da OAB/AP. Coube ao Governo do Estado a escolha do nome da lista tríplice votada e encaminhada pelo Pleno do TJAP, para preencher a vaga deixada em aberto com a aposentadoria do desembargador Edinardo Souza, em março de 2012.
O novo Desembargador é amapaense, tem 52 anos. Durante 27 anos teve atuação marcante na advocacia nas searas criminal, cível e trabalhista. Exerceu, ainda, os cargos de Presidente do Conselho Seccional da OAB/AP e Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal da OAB.
Macapá, 04 de Abril de 2014
Texto: Edson Carvalho
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: Tjap Notícias
- Detalhes
- Criado: Sexta, 04 Abril 2014 09:30