Reunião do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos
O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, que tem como Presidente a Juíza Sueli Pini, esteve reunido para debater sobre a realização da 1ª Semana Estadual da Conciliação, marcada para o período de 17 a 22 de junho. Também participaram da reunião os Juízes Luciano Assis, Carlos Fernando Silva e Liége Cristina de Vasconcelos Ramos Gomes; além dos servidores credenciados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na Política de Conciliação, Ricardo Corrêa de Oliveira e Ivanny Monteiro Filocreão da Silva.
Para a Juíza Sueli Pini, a importância da reunião está na necessidade em cumprir os preceitos e a missão do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, que foi criado por recomendação do CNJ. Durante a reunião foi discutida a criação da pauta de trabalho do Núcleo e foram traçadas as políticas judiciárias de conciliação que serão realizadas em 2013.
Segundo a Juíza Sueli Pini, o Judiciário amapaense foi além com a criação da Semana Estadual da Conciliação. “Com certeza esse este será mais um projeto de sucesso da Justiça do Amapá, que virá trazer benefícios para a população que necessita resolver as suas disputas judiciais”.
Para o Presidente do TJAP, Desembargador Luiz Carlos na conciliação todas as partes saem ganhando, “Com a conciliação muitas demandas, às vezes de grande valor, deixem de trilhar os longos caminhos dos processos comuns e são resolvidas amigavelmente”.
CRONOGRAMA DA SEMANA ESTADUAL- Serão incluídos processos de todas as Varas Cíveis, de Família, Infância e Juventude e Juizados Especiais da Capital e Interior, além de Secretarias de 2º Grau. Nesta fase inicial os processos que entrarão em pauta ainda estão sendo identificados e separados, mas haverá as ações que serão incluídas por pedidos das partes, chamadas de conciliação pré-processual.
A Semana Estadual de Conciliação também irá premiar os três (3) conciliadores que alcançarem os maiores números de acordos, no decorrer da Semana. Trata-se do Prêmio “É Legal Ser Conciliador”, onde os conciliadores receberão, na ordem de colocação, 1º, 2º e 3º lugares, como incentivo ao empenho na busca pela resolução pacífica dos conflitos, os seguintes prêmios: 1º LUGAR: 01 (um) Notebook; 2º LUGAR: 01 (um) Tablet; 3º LUGAR: 01 (um) Aparelho Celular.
Consta ainda na programação a realização da Blitz Educativa sobre Conciliação. O evento está marcado para o sábado (22.06), com o objetivo de conscientizar os motoristas e pedestres sobre a importância da conciliação para resolver conflitos.
-Macapá, 03 de maio de 2013-
Texto: Cláudia Cavalcanti
Assessoria de Comunicação Social
- Detalhes
- Criado: Sexta, 03 Mai 2013 10:41