Consultoria sobre Banco de Dados na Justiça do Amapá
Com o objetivo de avaliar o ambiente computacional e propor melhorias, com vista ao contínuo crescimento da base de dados, assim como reavaliar os serviços de suporte em razão da virtualização dos processos judiciais, que é uma das metas do TJAP, o Departamentos de Sistemas e o Departamento de Informática e Telecomunicações solicitaram a realização de uma consultoria em Banco de Dados, que foi plenamente deferida pela alta gestão. (VISUALIZAR FOTOS)
A prestação do serviço se deu através da Empresa Timbira, sediada no Estado do Tocantins, representada pelo Consultor Euler Taveira, que conjuntamente com os técnicos dos Departamentos avaliou os serviços, otimizou procedimentos e instruiu os Técnicos quanto às novas manobras para um melhor gerenciamento e otimização do Banco de Dados.
O serviço de Banco de dados é responsável pelo armazenamento e gerenciamento de todas as informações administrativas e judiciais do TJAP. Durante o processo de consultoria, foi feita uma avaliação integral do ambiente operacional do Banco de Dados, onde foi observada a configuração da infraestrutura de hardware, bem como os diversos procedimentos de Consultas utilizados nas aplicações.
Com isso, os técnicos foram orientados quanto à utilização de novos procedimentos, tanto na estrutura do Banco de Dados como na criação de consultas, permitindo dessa maneira a melhoria desses procedimentos e como consequência o ganho de performance em sua operacionalização.
No final da consultoria, foi ministrado um workshop aos técnicos como forma de transferência de conhecimento às equipes responsáveis pela manutenção dos serviços e desenvolvimento de softwares, de forma que essas melhores práticas possam ser utilizadas no ambiente operacional do TJAP, garantindo assim estabilidade, segurança e confiabilidade na disponibilização dos serviços.
O consultor Euler Taveira ressaltou a importância da Consultoria realizada e destacou a evolução que o Judiciário terá com os recursos computacionais disponíveis.
“A consultoria vem para aperfeiçoar os Sistemas do Tribunal. Foram sugeridos diversos tópicos que serão alvos da evolução do ambiente. Com isso, a Justiça do Amapá terá maior segurança, alta disponibilidade e agilidade no acesso as informações”.
-Macapá, 11 de abril de 2014-
Colaboração: Rosinaldo Gomes
Texto: Rízia Pinheiro
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: Tjap Notícias
- Detalhes
- Criado: Sexta, 11 Abril 2014 01:13