Mais de 700 audiências estão agendadas para a IV Semana Estadual da Conciliação
Cerca de setecentas audiências estão agendadas para a IV Semana Estadual da Conciliação na Justiça do Amapá, que acontece no período de 24 a 28 de março. Somente não participam da ação as Vara Criminais.
De acordo com o calendário elaborado pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos da Justiça amapaense, as semanas de conciliação tomaram caráter definitivo. Até o mês de novembro de 2014, os últimos finais de semana de cada mês serão dedicados às audiências conciliatórias.
O calendário objetiva o maior dinamismo e fluidez na resolução dos litígios, em face à prestação jurisdicional de qualidade e eficiente à sociedade, vez que almeja por uma resposta rápida do Judiciário, segundo reforça a presidente do Núcleo, desembargadora Sueli Pini.
O juiz Antonio Ernesto Amoras Collares, da 3ª Vara Cível e de Fazenda Pública de Macapá, compartilha dessa posição e destaca que a conciliação é um método moderno e eficaz para as partes litigantes resolverem sem demora uma desavença.
Com a conciliação, afirma o magistrado, “a Justiça alcança seu objetivo que é o de compor conflitos de interesse promovendo o bem comum. Dá a cada um o que é seu, restabelece e mantém a paz social. Com a sentença homologatória do acordo, definitivamente se resolve o litígio, sem a possibilidade recurso entre as partes porque houve consenso. Aí está a grandeza da conciliação”.
As conciliações acontecem nos Juizados Especiais Norte, Sul, Unifap e Juizados Virtuais; também nas Varas Cíveis, de Família, Infância e Juventude, e nas secretarias do 2º Grau.
-Macapá, 24 de Março de 2014
Texto: Edson Carvalho
Fotos: Rafael Melo
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: Tjap Notícias
- Detalhes
- Criado: Segunda, 24 Março 2014 06:36