Saiba como emitir a Certidão Cível e Criminal pela internet
Desde o dia 04 de fevereiro já está à disposição da população o serviço de emissão das Certidões Cíveis e Criminais via internet. Com essa nova ferramenta eletrônica, além da economia no bolso, o jurisdicionado não vai mais ter que ir até o Fórum e enfrentar fila para solicitar a certidão negativa.
É simples e fácil, basta ter um computador por perto. O primeiro passo é acessar a página do Tribunal de Justiça do Amapá (www.tjap.jus.br), depois clicar na janela TUCUJURIS e em seguida, fazer a solicitação desejada.
A servidora do Cartório Distribuidor do Fórum de Macapá, Jucely Vilhena, ressaltou a praticidade que o serviço online trás tanto para o Poder Judiciário quanto para a população. “A demanda de pessoas que procuram o nosso Cartório Distribuidor diminuiu bastante. O que é bom, pois significa que o jurisdicionado já aderiu o serviço de emissão de Certidão Cível e Criminal pela internet.”
Para obter uma certidão negativa, anteriormente, o interessado deveria deslocar-se, no mínimo, duas vezes até o setor de distribuição do Fórum de Macapá, uma para requerer e outra para receber a certidão desejada. Diante dessa sistemática, o requerente que morasse em outro Estado enfrentava maiores dificuldades e arcava com representativos custos financeiros para conseguir a sua certidão negativa.
"Entendemos que as pessoas não devem ficar esperando numa fila para serem atendidas. É muito cansativo e estressante. E é por este motivo que vamos continuar trabalhando para oferecer sempre ao jurisdicionado, conforto, rapidez e qualidade nos nossos serviços”, destacou o Presidente do Tribunal de Justiça do Amapá Desembargador Luiz Carlos.
Na página do Tribunal de Justiça consta também a funcionalidade apropriada para conferência da autenticidade de cada certidão negativa expedida, mediante simples consulta por intermédio de um código alfanumérico de rastreio, providência que caberá ao destinatário ou interessado na certidão.
-Macapá, 26 de março de 2014-
Texto: Sérgio Bringel
Fotos: Adson Rodrigues
Assessoria de Comunicação do TJAP
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
- Detalhes
- Criado: Quarta, 26 Março 2014 06:04