Magistrados e servidores participam de Curso sobre técnica de tomada de depoimentos
A Justiça do Amapá promoveu na Escola Judicial do Amapá um curso para capacitar e treinar juízes e serventuários que irão atuar na execução do projeto “Depoimentos Sem Danos”. (VISUALIZAR FOTOS)
Participaram do curso especialmente quem atua nas varas e juizados da Infância e Juventude e juizados de Violência Doméstica, das comarcas de Macapá, Santana e Oiapoque.
O Depoimento Sem Dano ou Depoimento Especial é uma experiência já adotada pela Justiça de alguns Estados, que busca amenizar o trauma e as dores resultantes da lembrança de crianças e adolescentes que foram vítimas de violência, especificamente de abuso sexual, esclareceu Lilian Souza, uma das palestrantes do curso.
O evento contou também com os conhecimentos de Arlene de Souza Dias, especialista em tomada de depoimentos especiais, que ressaltou a importância do encontro, na medida em foi possível fazer análise e crítica sobre essa novidade, além das técnicas utilizadas para entrevistar o menor vitimado; a metodologia mais adequada para o profissional da Unidade colher o depoimento.
A palestrante parabenizou a Justiça do Amapá pela iniciativa do curso. O projeto Depoimento sem Dano está em fase de implantação. Arlene Dias acredita que seu êxito está na formação dos profissionais que atuarão. “Sem dúvida essa é a preocupação do Judiciário do Amapá”.
Um dos participantes, o juiz Augusto César Gomes Leite, titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de Macapá, deu ênfase à importância de aprimorar o atendimento ao jurisdicionado, como forma de minimizar os danos que são causados aos menores vítimas de violência. Segundo o juiz, “esse tipo de programação oferece a possibilidade de aprofundar o tema e melhorar o atendimento a essas pessoas vítimas”.
-Macapá, 25 de Março de 2014
Texto: Edson Carvalho
Fotos: Rafael Melo
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: Tjap Notícias
- Detalhes
- Criado: Terça, 25 Março 2014 03:40