Na Semana Nacional do Tribunal do Júri sessão de julgamento acontece em escola estadual
Na Semana Nacional do Tribunal do Júri, que acontece até o dia 21 de março, a 1ª Vara do Tribunal do Júri de Macapá realizou na Escola Estadual Tiradentes o julgamento pelo júri popular de um dos seis processos de casos de crimes dolosos (quando há intenção de matar), pautados para o período. (VISUALIZAR FOTOS)
Na ocasião, o juiz João Guilherme Lages Mendes, ressaltou o acontecimento como parte do projeto Valorizando a Vida, que é uma ação da 1ª Vara do Tribunal do Júri fora dos âmbitos forenses, nas escolas e faculdades, com o objetivo de aproximar e divulgar o papel de um Tribunal do Júri. O magistrado viu a possibilidade de contemplar a comunidade estudantil nesse período da Semana Nacional do Júri.
Na presidência da sessão, o juiz João Lages esclareceu, didaticamente, as condições em que os crimes contra a vida vão a julgamento pelo Conselho de Sentença. Esclareceu, ainda, o papel do juiz, do promotor de justiça e do defensor público (advogado de defesa).
Professores e estudantes acompanharam o julgamento referente a uma tentativa de homicídio ocorrida em janeiro de 2013. De acordo com a denúncia, a vítima quando saia de sua casa foi surpreendida pela acusada com uma faca quando sofreu vários ferimentos pelo corpo. O Júri condenou a acusada a 10 anos de prisão.
Durante esta semana, todos os dias pela manhã as sessões do Tribunal do Júri ocorrem no Fórum. No horário da tarde, além da Escola Tiradentes, o outro julgamento acontece no Centro de Ensino Superior do Amapá (Ceap), nesta quinta-feira (20), a partir da 15h00.
-Macapá, 18 de Março de 2014
Texto: Edson Carvalho
Fotos: Rafael Melo
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
YouTube: TJAP Notícias
- Detalhes
- Criado: Terça, 18 Março 2014 09:35