VEPMA e VEP participaram do encerramento do Reciclarte no Iapen
As Varas de Execução de Penas e Medidas Alternativas (VEPMA) e Execuções Penais (VEP) da Comarca de Macapá participaram do encerramento da 1ª etapa do Projeto Reciclarte, no Complexo Penitenciário do Amapá. (VISUALIZAR FOTOS)
As duas unidades são parceiras do referido projeto, que foi proposto pelo Conselho da Comunidade, com o objetivo de ajudar internos, dentre outros, na remissão de pena, progressão de regime e/ou atividade lucrativa por meio da arte.
Nessa primeira fase, o projeto beneficiou 12 reeducandos idosos e outros que se interessaram pela novidade. No período de realização das atividades os participantes desenvolveram habilidades na confecção de vasos, lixeiras, chapéus, origami, e outros; com o manuseio de papel, recorte, colagem, montagem e acabamento das peças de arte.
No encerramento, as peças foram expostas aos presentes e para futura comercialização.
Antonice Melo, representante da VEPMA, na ocasião, acentua a necessidade de envolver especialmente os idosos em cumprimento de pena, sobretudo, dando-lhes a possibilidade de proporcionar uma ocupação saudável, uma vez que muitos, em função da idade, não dispõem de saúde necessária para práticas que exigem maior esforço físico.
A assistente social e conselheira do Conselho da Comunidade, Milena Bittencourt, reforça a importância do projeto na vida dos participantes idosos, na medida em que procura trabalhar a autoestima dessa clientela, muitas vezes relegada ao esquecimento em meio às preocupações com os detentos mais jovens.
O diretor do Iapen, Nixon Kennedy, agradeceu a parceria que tem recebido do Judiciário, por meio da VEPMA, que eventualmente destina ajuda financeira à execução do projeto Reciclarte para aquisição de boa parte do material utilizado pelos participantes. Para o diretor, não há dúvida que o alcance social na vida dos reeducandos é inestimável.
Ao final, antes de receber o seu certificado, o reeducando João Tolosa fez uma participação especial em agradecimento aos responsáveis pelo projeto, com uma canção de sua autoria: “Eu sou filho de Deus”.
A segunda fase do projeto, com data ainda a ser definida, será executada pelo Iapen, e continuará recebendo apoio dos órgãos da Justiça amapaense. A Vepma doou na primeira fase algo em torno de três mil reais, recursos estes oriundos de valores das prestações pecuniárias das penas convertidas em multa.
-Macapá, 28 de Março de 2014
Texto: Edson Carvalho
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: Tjap Notícias
- Detalhes
- Criado: Sexta, 28 Março 2014 02:55