O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Judiciário amapaense vai implantar Núcleo de Mediação de Conflitos em Universidades

0nucleo encontro 9Em reunião entre representantes do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos da Justiça do Amapá e professores da Faculdade Famap/Estácio de Sá e da Universidade Federal do Amapá foi selado o acordo de cooperação técnica que prevê a expansão do Núcleo dentro das referidas instituições de ensino superior. (VISUALIZAR FOTOS)

0nucleo encontro 7O objetivo do projeto é capacitar acadêmicos, docentes e servidores das universidades, como mediadores e conciliadores de conflitos, para que possam aplicar na prática, técnicas que ajudem a reduzir a entrada do número de processos no Poder Judiciário.

0nucleo encontro 10“A Unifap já possui um Juizado Especial Virtual, a nossa meta agora, é ampliar a ação da Justiça, com a implantação de um Núcleo de Mediação Escolar dentro da universidade, que vai ajudar a resolver os inúmeros e crescentes conflitos entre alunos que estudam nas escolas públicas de Macapá”, disse a desembargadora Sueli Pini.

0nucleo encontroOutro ponto importante da reunião, que contou com ainda com a participação dos juízes Marconi Pimenta, Stella Simonne Ramos, Keila Cristine Utzig, Luciano Assis e Carlos Fernando Silva Ramos, foi a implantação de uma extensão do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos da Justiça do Amapá, na Faculdade Famap/Estácio de Sá.

0nucleo encontro 13“Essa ideia é fantástica e está de acordo com o que preconiza a Resolução nº 125 do Conselho Nacional de Justiça. Se colocada em prática, vai beneficiar centenas de famílias que moram nos bairros do entorno da faculdade que precisam de assistência jurídica. Afinal, a função da Justiça é essa, restaurar relacionamentos. Sabemos que vamos ter dificuldades nesse começo, mas estamos obstinados a vencer qualquer que seja o obstáculo para chegar aos nossos objetivos”, ressaltou a desembargadora Sueli Pini.

0nucleo encontro 1O prazo para formalização do Termo de Cooperação Técnica entre as instituições está previsto para final de março. A capacitação dos profissionais que vão atuar como mediadores e conciliadores acontece no mês de abril, e será realizada na Escola Judicial do Amapá.

-Macapá, 28 de março de 2014-

Texto: Sérgio Bringel

Fotos: Adson Rodrigues

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: TJAP Notícias

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD