Alunos do curso de Direito participam de palestra no TJAP
Cerca de 150 acadêmicos do 1º semestre do curso de Direito, da Faculdade Estácio SEAMA estiveram na sede da Justiça Amapaense para participar de uma aula magna sobre a Organização do Poder Judiciário, ministrada pelo Desembargador Carmo Antônio de Souza. (VISUALIZAR FOTOS)
Os calouros tiveram a oportunidade de estar em contato imediato com o Poder Judiciário do Amapá. E com isso se sentiram motivados a adentrar e agregar a este cenário jurisdicional.
Na palestra, o Desembargador Carmo Antônio de Souza explanou sobre o funcionamento e estrutura do Poder Judiciário nacional e em especial, o Amapaense. O magistrado também motivou os acadêmicos a seguirem com muita persistência em seus objetivos profissionais. “Quanto mais cedo você define o caminho a ser trilhado no Direito, com mais rapidez você obterá felicidade”.
A coordenadora do curso de Direito da Faculdade Estácio SEAMA, Simone Zanatta, analisou a visita dos Acadêmicos ao Tribunal de Justiça do Amapá como um momento decisivo para guiá-los nesta fase inicial de conhecimento do Judiciário.
“Todo aluno chega à Instituição querendo cursar Direito, porém não possui muita noção do universo desta carreira. Trazer os Acadêmicos ao TJAP para conhecerem a estrutura física e aprenderem um pouco mais sobre o Poder Judiciário Amapaense é uma oportunidade única”.
Para a acadêmica do 1º semestre de Direito da Faculdade Estácio SEAMA, Daniela Penafort, a visita superou suas expectativas e a aula ministrada só confirmou ainda mais o seu desejo de trilhar por este caminho jurisdicional. “Esta aproximação com o Judiciário me fez ter a certeza de que a minha futura profissão é uma área ampla e rica em conhecimento”.
O Desembargador Carmo Antônio de Souza avaliou positivamente a vinda dos acadêmicos ao Judiciário Amapaense, pois momentos como esse somam tanto para a Instituição acadêmica visitante, como para o Tribunal de Justiça do Amapá. “É enaltecedor permitir ao aluno o contato com o Poder Judiciário”.
Além do cumprimento de tarefas curriculares do curso de Direito, a vista dos acadêmicos contribui para a Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), já alcançada pela Justiça do Amapá, que propõe a implantação de pelo menos um programa de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário. No Tribunal de Justiça do Amapá, desde 2011, foi implantado o programa Visibilidade e Transparência, que tem exatamente o objetivo de fazer uma ligação mais estreita da comunidade ao Judiciário.
-Macapá, 20 de março de 2014-
Texto: Rízia Pinheiro
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
Youtube: Tjap Notícias
- Detalhes
- Criado: Quinta, 20 Março 2014 05:55