Conheça o Departamento de Sistemas do Tribunal de Justiça do Amapá

0EQUIPE SISTEMAS 2Como forma de desmembrar as atividades de desenvolvimento de softwares no TJAP, a Divisão de Desenvolvimento de Softwares, anteriormente vinculada à estrutura funcional do Departamento de Informática e Telecomunicações, foi transformada no ano de 2009 no Departamento de Sistemas, ganhando assim autonomia e agilidade na produção de serviços informatizados. (VISUALIZAR FOTOS)

0EQUIPE SISTEMAS 3

Para seu pleno funcionamento, o Departamento de Sistemas foi estruturado com duas Divisões de Desenvolvimento de Softwares, sendo uma para a área Administrativa e outra para a área Judiciária. A equipe técnica desenvolve hoje suas atividades no prédio do TJAP.

0EQUIPE SISTEMAS 23Seu corpo técnico é constituído atualmente por 20 técnicos especialistas em Tecnologia da Informação, dentre eles, Assessores em Tecnologia da Informação, Gerente de Projetos, Analistas e Programadores.

0EQUIPE SISTEMAS 26Para desenvolver as aplicações, as equipes contam com a utilização das ferramentas JAVA, DELPHI e PHP, que são as linguagens de programação adotadas no ambiente operacional do TJAP, assim como a ferramenta ScriptCase cuja função é gerar aplicações WEB de uma forma mais dinâmica.

Quanto às aplicações relativas à área judiciária, o Departamento conta hoje com o apoio técnico da Secretaria de Gestão Processual Eletrônica - SGPE, cuja responsabilidade é de levantar as demandas apresentadas, compilar as informações e apresentar a equipe técnica de desenvolvimento, que por sua vez implementa as funcionalidades propostas, submetendo-as novamente ao SGPE, processo esse repetido até sua plena homologação e posterior disponibilização em produção para o usuário final.

0EQUIPE SISTEMAS 9Para as aplicações da área Administrativa, a equipe técnica interage diretamente com os principais usuários das diversas áreas, através do qual as informações relativas aos serviços são registradas, depuradas e implementadas, resultando em soluções tecnológicas que visam a otimização, segurança e agilidade na execução diária das atividades.

0EQUIPE SISTEMAS 33Também é de responsabilidade do Departamento de Sistemas, toda a implementação e manutenção das aplicações para Internet, englobando ai o Portal do TJAP, que disponibiliza serviços e informações ao público externo, e a Intranet, que disponibiliza serviços às áreas internas, sendo a competência de alimentação das informações são de inteira responsabilidade das respectivas áreas.

0EQUIPE SISTEMAS 1Ressalta-se ainda que, praticamente todos os sistemas de informação desenvolvidos e disponibilizados pelo TJAP, tanto em sua rede corporativa quanto na Internet, são desenvolvidos localmente, com recursos e mão-de-obra própria do Departamento de Sistemas. Destaca-se o Software “TUCUJURIS – Processo Judicial Eletrônico”, que oferta apoio operacional aos diversos segmentos da área judiciária, contando inclusive com a implantação de Unidades totalmente Virtuais.

0EQUIPE SISTEMAS 31A competência técnica dos Servidores do Departamento de Sistemas em conjunto com as experiências adquiridas na prática de soluções tecnológicas bem como a aplicação de investimentos pela alta gestão em capacitação técnica, permitem que o desenvolvimento de softwares no TJAP tenham a confiabilidade, a garantia e a qualidade necessária para tornar o TJAP uma instituição dentro do padrão tecnológico exigido por seus servidores e pela sociedade em geral.

- Macapá, 08 de Abril de 2014-

Colaboração: Rosinaldo Gomes

Fotos: Adson Rodrigues

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: TJAP Notícias

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD