Conheça o serviço médico institucional do TJAP
A relevância do trabalho prestado pelo serviço médico do Judiciário do Amapá se destaca em função das ações preventivas que desenvolve em vista a boa qualidade de vida dos magistrados e serventuários. (VISUALIZAR FOTOS)
A atuação deste Departamento se dá seja por meio do programa “Viver Melhor”, onde executa atividades como: vacinação, testes de glicemia, ginástica laboral, massoterapia, verificação de pressão arterial, até a realização de um simples exame periódico.
Com três postos de atendimentos localizados no Fórum de Santana, Fórum de Macapá e no prédio recém-inaugurado da Justiça Estadual localizado na Rua Tiradentes nº 62, esquina com a Avenida Raimundo Álvares da Costa, os médicos atendem os serventuários em eventuais consultas médicas e até pré-atendimentos emergenciais.
Segundo a médica Patrícia do Vale Ferreira Brandão, chefe do Posto da Sede, caso grave de saúde diagnosticado em exame de rotina deu a possibilidade do serventuário se antecipar ao problema e cuidar para que o quadro não piorasse.
Essa realidade não é diferente da que vivencia a médica Diellen Borralho Salman, responsável pelo posto do Fórum de Santana. Contudo, ela mostrou-se satisfeita ao perceber o interesse dos serventuários quando procuram serviço médico.
“Percebemos que o serventuário já tomou consciência de que precisa precaver-se dos males decorrentes do sedentarismo, quando procura com mais regularidade o atendimento médico.
No Fórum de Macapá, o médico Antônio Carlos Corrêa reforça a importância de um profissional da saúde dentro da instituição. “Sem dúvida que os servidores da Justiça do Estado estão bem mais assistidos com a presença de profissionais da saúde. Logo, percebe-se uma preocupação com a promoção da saúde dos servidores da casa. Nos atendimentos temos detectado, inclusive, casos precoces de patologias, o que tem possibilitado antecipadamente um controle adequado”.
Os médicos são unânimes em afirmar que a qualidade de vida começa com a prevenção. E é nesse aspecto que esses profissionais vêm procurando atuar, incentivando, por meio de palestras e pequenos informativos, as boas práticas alimentares, esportivas, além da consulta periódica ao médico.
Além dos profissionais médicos, a Justiça do Amapá dispõe neste Departamento de Seis Técnicos de Enfermagem, três Técnicos Administrativos e dois menores do Projeto Aprendiz, distribuídos nas três unidades médicas do TJAP.
Eles são responsáveis em fornecer suporte para a efetivação/execução dos diversos projetos de saúde preventiva, auxiliar todo o procedimento de orientações e adesão aos planos de saúde e coletar material para Investigação de Vínculo de Partenidade - DNA, dos processos das Comarcas de Macapá, Santana e dos demais interiores, entre outros.
-Macapá, 27 de Março de 2014-
Texto: Edson Carvalho
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
- Detalhes
- Criado: Quinta, 27 Março 2014 01:19