O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Atuação da Secretaria Especial de Precatórios do TJAP

0EQUIPE PRECATORIOS 8A Secretaria Especial de Precatórios é um órgão vinculado à Presidência do Tribunal de Justiça do Amapá. É nela que tramitam as requisições de pagamento de uma quantia certa devida por determinado ente público ou suas autarquias e fundações em virtude de decisão judicial condenatória definitiva. (VISUALIZAR FOTOS)

0EQUIPE PRECATORIOS 15Entenda como funciona: Após a finalização do processo no Juízo de 1º Grau, ou no último grau pelo qual tramitou, o feito volta ao 1º grau, cujo juiz encaminha ao Presidente do Tribunal de Justiça um Ofício no qual descreverá todos os dados do processo de execução. Por sua vez, o Presidente do Tribunal de Justiça, requisitará o pagamento ao ente público, que colocará o valor no orçamento do Estado, para o exercício seguinte. O total dos valores de precatórios a ser pago será colocado no orçamento de cada ente devedor para o devido pagamento de acordo com a Emenda Constitucional n.º 62/2009.

0EQUIPE PRECATORIOS 32Por meio do Sistema “Tucujuris” há uma maior transparência na tramitação e no pagamento desses precatórios, pois todos os processos possuem o número único da Justiça, o que proporciona uma maior visibilidade aos interessados e ao CNJ.

0EQUIPE PRECATORIOS 10A equipe da Secretaria de Precatórios do TJAP, coordenada pelo Juiz Auxiliar da Presidência, Décio José Santos Rufino, conta com um assessor jurídico, contadores, diretor e técnicos judiciários.

0EQUIPE PRECATORIOS 24É responsável em gerenciar mais de 2.400 processos de precatórios, todos organizados em uma Lista Única, que obedecem a ordem cronológica e a natureza dos créditos (doença grave, idade, alimentar e comum), conforme seja a situação na qual se enquadre o credor.

0EQUIPE PRECATORIOS 9Criação- Sob a orientação do Conselho Nacional de Justiça, que levou em conta que a dívida dos Entes Públicos é de alta monta, e por conta disso, o controle desses valores necessitava de tratamento mais rigoroso, além de um pagamento mais efetivo e organizado, foi editada pelo Congresso Nacional a Emenda Constitucional nº 62/2009, seguida de resolução do CNJ que disciplina a matéria, e obriga todos os Tribunais dos Estados a criar órgãos específicos para administrar esses requisitórios.

A Secretaria de Precatórios do Tribunal de Justiça do Amapá foi criada no ano de 2011.

-Macapá, 14 de Fevereiro de 2013-

Fotos: Adson Rodrigues

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: TJAP Notícias

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD