Biblioteca do Judiciário amapaense: um espaço de leitura e conhecimento
Todos os dias o movimento é intenso na Biblioteca Juiz Francisco Souza Oliveira, localizada nas dependências do Tribunal de Justiça do Amapá. Acadêmicos e profissionais utilizam o espaço para se atualizar. É a busca constante por novos conhecimentos. (VISUALIZAR FOTOS)
A Biblioteca Juiz Francisco Souza Oliveira conta com um acervo de 19 mil publicações entre livros, revistas, periódicos, cds, dvd´s, dentre outros tipos de mídia. No ano passado, foram registrados cerca de 8 mil atendimentos. A Biblioteca recebeu ainda 1680 publicações para complementar e atualizar o seu acervo.
O acervo da biblioteca é especializado em Direito, mas oferece, também, obras de outros ramos do conhecimento, satisfazendo assim às necessidades dos usuários.
O acadêmico do curso de informática, Benail Jamim, disse que começou a freqüentar a Biblioteca depois que os amigos dele o informaram que havia um espaço muito bom de estudos dentro do TJAP. “Como o meu foco é estudar para concurso público, aqui eu encontro as leituras essenciais e a tranquilidade para me concentrar nos estudos”, disse o universitário.
Simone Sarmento, diretora da Biblioteca Juiz Francisco Oliveira, destaca que a busca pelo acervo do Tribunal de Justiça está voltada, basicamente à atualidade e qualidade das obras disponibilizadas, além da estrutura montada para acolher o público. “A Presidência do Tribunal tem tido essa preocupação porque entende que, dessa forma, pode contribuir, também, para a formação intelectual das pessoas”, destacou.
O espaço é divido em três ambientes: acervo didático, sala de leitura e sala de consulta com acesso a internet. Todos podem usufruir desses ambientes. “Nós recebemos concurseiros, acadêmicos que defenderão TCC, estudantes de ensino médio, vestibulando. São muitos os visitantes,” explica.
O acervo bibliográfico é aberto a todos que desejam consultá-lo, mas os empréstimos de livros são permitidos somente a magistrados e serventuários.
O Presidente da Instituição, Desembargador Luiz Carlos, vê com satisfação essa outra forma de prestar serviço, porque acredita que, abrindo-se essa porta da Justiça à comunidade, “o Judiciário democratiza, dentre outros, o seu acervo literário a todas as classes sociais para que possam fazer bom uso”, concluiu.
A Biblioteca “Juiz Francisco Souza de Oliveira” está situada no prédio do Tribunal de Justiça, atendendo de segunda a sexta-feira, de 07h30 às 17h30.
Texto: Bernadeth Farias
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
- Detalhes
- Criado: Quinta, 20 Fevereiro 2014 01:26