Conheça a Diretoria-Geral do Tribunal de Justiça do Amapá
A Diretoria-Geral é a unidade responsável por inúmeras atividades no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Amapá, sendo que entre as suas competências destacam-se a implementação e coordenação dos macros objetivos constantes do Planejamento Estratégico do TJAP, com foco na missão, visão e seus valores institucionais. (VISUALIZAR FOTOS)
O modelo de gestão adotado pelo Tribunal permite à Diretoria-Geral¸ que tem à frente o Diretor Veridiano Colares, interagir sistematicamente com as demais unidades administrativas e jurisdicionais que o compõem, no sentido de contribuírem para o desenvolvimento de suas atividades e, assim, potencializarem oportunidades e reduzirem riscos para o alcance da missão do Judiciário Amapaense e oferecer à sociedade um serviço judicial de qualidade.
As decisões estratégicas lideradas pela Diretoria-Geral estão pautadas no Plano de Trabalho da Alta Gestão, apresentado por ocasião da posse do Desembargador- Presidente. Assim, as ações constantes do Plano de Trabalho inerentes à prestação jurisdicional, a políticas de gestão administrativa, gestão de pessoas, orçamento, finanças, contratos, convênios, termos de cooperação e outros instrumentos similares, são coordenadas pela Diretoria-Geral. Despesas essas, correntes ou de capital, são submetidas à ratificação ou não da Presidência.
Nesse sentido, a Diretoria-Geral mantém esforços para o gerenciamento racional dos recursos organizacionais, na coordenação e fiscalização e na implementação de programas, projetos e atividades, necessárias à consolidação de ações com vistas à materialização dos objetivos, diretrizes e metas que proporcionarão uma prestação jurisdicional, célere, segura e eficaz.
No que diz respeito à concepção do orçamento, coordena por meio das unidades setoriais a elaboração da Proposta Orçamentária do Poder Judiciário, encaminhando-a ao Poder Executivo para consolidação, após sua aprovação pelo Pleno Administrativo. Sendo que, as solicitações de créditos adicionais, os balanços orçamentários, financeiros, patrimoniais e as tomadas de contas são submetidos ao conhecimento e deliberação do Gestor Máximo para posterior encaminhamento aos órgãos competentes.
Programar, executar, acompanhar e avaliar o desempenho do Plano de Trabalho do TJAP, com suporte em parâmetros previamente definidos, identificando eventuais desvios e promovendo as correções necessárias, são ações rotineiras da Diretoria-Geral, num processo de atuação sistêmica com as Unidades Administrativas e Jurisdicionais que compõem o Poder Judiciário do Estado do Amapá.
-Macapá, 19 de Fevereiro de 2013-
Texto: Sérgio Bringel
Colaboração: Augusto César Nery
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
- Detalhes
- Criado: Quarta, 19 Fevereiro 2014 03:08