TJAP dá início a expansão dos links de transmissão de dados
O Tribunal de Justiça do Amapá iniciou as atividades em 2014 com novidades no setor de telecomunicações. O projeto de expansão dos links de transmissão de dados do Poder Judiciário tem como objetivo aumentar a velocidade e celeridade nas atividades dos jurisdicionados que dependem da comunicação entre as Comarcas do Interior do Estado e a sede da Justiça Estadual em Macapá. O Departamento de Informática e Telecomunicação (DEINTEL) é o responsável pelo projeto.
As Comarcas de Porto Grande, Ferreira Gomes, Serra do Navio e Pedra Branca do Amapari foram as primeiras a receber o upgrade, contratado de um Provedor de Telecomunicações local que usa tecnologia via rádio (WIFI) como meio de transmissão, por ser mais viável, possuir o menor custo e atender as demandas e necessidades do TJAP.
“Para se ter uma ideia do que isso significa em termos de velocidade nas transmissões, antes a velocidade era de apenas 128 KBPS (kilobit por segundo) com garantia de 64 KBPS e agora, a partir do dia 15 de janeiro, essas Comarcas passaram a operar com 5 MBPS (Megabit por segundo), isto é, um aumento de aproximadamente 40 vezes a velocidade anterior. É uma mudança bastante significativa, que sem dúvida vai propiciar um melhor atendimento aos jurisdicionados das referidas cidades”, explicou Jonas Gil da Silva, gerente de Telecomunicação do TJAP.
Entre os benefícios que a nova tecnologia vai trazer para as Comarcas do Interior do Estado, por exemplo, está a atualização dos sistemas Administrativos e Judiciais e componentes como o Java (JVM). “Devido a impossibilidade técnica de transferir arquivos maiores que a capacidade do link sem prejuízo às atividade da Comarca, as atualizações por muitas vezes eram feitas fora do horário de expediente ou de maneira manual, ou seja, era preciso enviar uma mídia (pendrive, cd, etc) para as Comarcas. Agora isso é coisa do passado”, ressaltou Jonas Gil.
As próximas Comarcas a serem contempladas com investimentos tecnológicos são: Calçoene, Amapá e Tartarugalzinho, que irão passar a operar com velocidade de 1 MBPS através de Fibra Óptica.
“Não vamos parar por aqui. Já estamos preparando também as Comarcas de Oiapoque, Laranjal do Jari e Vitória do Jari para receberem um serviço de transmissão de dados com qualidade. O que sem dúvida, por serem os municípios mais distantes da sede, dará um grande salto de qualidade no atendimento a sociedade desses municípios”, finalizou o presidente do TJAP, Desembargador Luiz Carlos Gomes dos Santos.
-Macapá, 22 de janeiro de 2014-
Texto: Sérgio Bringel
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
- Detalhes
- Criado: Quarta, 22 Janeiro 2014 03:48