Plenário da Turma Recursal será denominado “Juiz Petrus Soares Azevedo” em homenagem póstuma ao magistrado
Em Sessão Solene realizada na manhã desta terça-feira, no Plenário da Turma Recursal, a Justiça do Amapá fez uma homenagem póstuma ao juiz Petrus Soares Azevedo, que faleceu no dia 03 de janeiro vítima de um câncer. (VISUALIZAR FOTOS)
A Sessão foi presidida pelo Juiz Rommel Araújo, presidente em exercício da Unidade Recursal. Ele destacou a grande contribuição do magistrado e amigo. “O Petrus deixou para todos nós um grande exemplo de vida. Como profissional e como pessoa mostrou um lado humano. Essa homenagem da Turma Recursal é nada mais que o reconhecimento que ele merece”.
O Presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, Desembargador Luiz Carlos, disse que além da homenagem do TJAP, para o homem que antes de ser juiz foi um servidor, é sem dúvida um reconhecimento a sua dedicação com o Judiciário amapaense.
O Presidente também ressaltou que o Tribunal de Justiça colocou à disposição do magistrado todos os recursos materiais disponíveis. Tudo aquilo que foi possível oferecer a ele no campo material. “Sabíamos que a sua situação de saúde era difícil, mas fizemos isso para que ele tivesse um pouco de conforto, se sentisse valorizado e, sobretudo lembrado. Pois nessas horas que precisamos dos amigos é que sabemos quem está do nosso lado. Queria apenas dizer isso: o Poder Judiciário fez tudo o que foi possível pelo juiz Petrus, e que ele estará olhando por nós e sabendo que deixou amigos nessa vida; amigos esses que estão aqui presentes”.
Durante a solenidade, o juiz Paulo Madeira, presidente da Associação dos Magistrados do Amapá e membro em exercício da Turma Recursal, bastante emocionado, relembrou da trajetória do Dr. Petrus na Justiça do Amapá. Ele falou ainda da imensa saudade que ele deixou, visto que os dois, além de colegas de magistratura eram amigos pessoais. “Sem dúvida, ele merecia ser homenageado. Travou uma batalha horrível com o câncer e infelizmente nos deixou”.
O Promotor de Justiça Alaôr Azambuja disse que a homenagem é mais que merecida. E demonstra o carinho que o juiz Petrus tinha de todos pelo homem, pai de família e magistrado que foi. “Ele sempre estava preocupado em prestar jurisdição de forma rápida e correta. Irá deixar saudades. A nós, nos resta orar para que sua alma permaneça em bom lugar. E ficaremos aqui com sua doce lembrança, de quando estava entre nós”.
Representando a classe dos advogados, o Dr. Riano Valente destacou que teve a oportunidade de trabalhar com o Juiz Petrus em vários setores do Judiciário, como por exemplo: TRE, Turma Recursal e no Juizado Criminal. “O Dr. Petrus sempre tratou a todos os advogados de maneira cordial. Sempre foi justo em suas decisões, tanto para absolver quando para condenar. Em relação à Advocacia ele sempre se comportou de uma forma íntegra, de igual para igual. É uma grande perda para o Judiciário, mas servirá como exemplo de homem e de juiz”.
Durante a Sessão Solene foi aprovada por unanimidade a proposição de denominar “Plenário juiz Petrus Soares Azevedo”, o espaço de julgamentos da Turma Recursal. “Essa é uma grande homenagem para que as próximas gerações que entrarem no Judiciário saibam quem foi essa pessoa que honrou a magistratura”, finalizou o juiz Paulo Madeira.
-Macapá, 14 de Janeiro de 2014-
Texto: Bernadeth Farias
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: Tjap Notícias
- Detalhes
- Criado: Terça, 14 Janeiro 2014 03:31