Avanços tecnológicos: TJAP implanta novo Correio Eletrônico
O e-mail é umas das principais ferramentas de comunicação no Judiciário do Amapá. E a cada dia, o Departamento de Informática e Telecomunicações busca aprimorar novas técnicas para uso deste importante instrumento no que tange a segurança, controle anti-spam, disponibilidade, confiabilidade, desempenho e usabilidade.
A equipe técnica do DEINTEL deu início no primeiro bimestre de 2013 a um estudo que tinha por finalidade corrigir os problemas existentes na solução de e-mail, o qual se encontrava defasado para as exigências e requisitos do TJAP. Foram realizadas diversas análises, pesquisas e provas de conceitos para identificar qual o melhor caminho para aquisição de uma nova solução.
Os técnicos trataram como objetivo a contratação de uma solução de e-mail que deveria cumprir com os seguintes requisitos: aproveitamento dos investimentos já realizados; ampliação da produtividade do servidor e eficiência das operações da Justiça como um todo; oferecer os menores custos de implementação e operação e representar menor risco de adoção.
"O resultado final de nossa análise apontou para a aquisição de um sistema de e-mail baseado em tecnologias de código aberto (open-source). Além de e-mail, o sistema também deveria oferecer aplicações de gerenciamento de contatos, compromissos (calendários), arquivos e tarefas, as quais devem ser compartilhadas dentro da organização”, explicou Leandro Bezerra, Técnico Judiciário.
Após essa série de pesquisas, surgiu o PROAPPS QMT, que disponibiliza todos esses recursos reunidos numa só solução e apresenta uma boa relação custo/benefício; além de possibilitar o aumento de produtividade das equipes de trabalho do Judiciário em suas várias instâncias. Aliado a tudo isso oferece um ambiente de correio eletrônico web agradável e de fácil uso.
Outro requisito importante é o suporte para mobilidade Apple (iPhone, iPad), Android e MS-Outlook, além de Thunderbird e outros clientes de e-mail. “Essas mudanças se fazem necessárias. Chegamos ao topo da Justiça brasileira pelo excelente trabalho que desenvolvemos aqui no Amapá durante todos esses anos. Agora temos que manter essa qualidade no atendimento para que Justiça amapaense continue sendo a primeira do Brasil”, finalizou o Presidente do TJAP, Desembargador Luiz Carlos Gomes dos Santos.
-Macapá, 14 de janeiro de 2014-
Texto: Sérgio Bringel
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
- Detalhes
- Criado: Terça, 14 Janeiro 2014 02:53