Casa de Justiça e Cidadania: um universo de serviços à disposição da população

CASA CIDADANIA 1Desde que foi criada em abril de 2010, por recomendação do Conselho Nacional de Justiça, a Casa de Justiça e Cidadania do TJAP realiza, em conjunto com as Justiças Federal, do Trabalho e Eleitoral, um universo de serviços focados na promoção e proteção dos direitos fundamentais e ao acesso à Justiça e à cultura jurídica.

O trabalho tem propiciado resultados significativos para a população que busca serviços de qualidade por parte do Judiciário. Só nos meses de setembro e outubro, foram realizados mais de 17 milCASA CIDADANIA 3 atendimentos para mais de seis mil usuários. Ou seja, uma média de 120 pessoas por dia. Um número considerado muito bom pela Coordenadora da Casa de Justiça e Cidadania, Desembargadora Sueli Pini.

CASA CIDADANIA 7“Esse sucesso deve-se ao empenho da equipe que é composta de 12 servidores. Eles trabalham em revezamento de dois turnos sem intervalo, de segunda a sexta-feira. No sábado também atendemos das 08h00 às 12h00. É sem dúvida uma equipe admirável pela extraordinária competência”, ressaltou a Magistrada.

A Casa de Justiça e Cidadania, com sede no prédio da Rede SuperFácil CASA CIDADANIA 5Zona Sul, tem como finalidade proporcionar ao cidadão, especialmente aquele oriundo das comunidades carentes, meios de inserção social e de resgate à dignidade, atuando de forma preventiva na geração de conflitos e identificando situações que demandam ação prioritária do Poder Judiciário.

CASA CIDADANIAVale ressaltar que antes mesmo da criação da Casa de Justiça por recomendação do CNJ, o Poder Judiciário do Amapá, em 2002, já tinha em funcionamento um Box da Justiça para atendimento no prédio da Rede SuperFácil no Centro da cidade (antigo CAP). Ali foi o embrião da Casa de Justiça e Cidadania, com diversos serviços agregados, a exemplo dos encaminhamentos, orientações, alfabetização jurídico-judicial, atendimento ao idoso, serviços do registro civil, conciliações pré-processuais, informações processuais, programas de Justiça preventiva e promoção da cidadania.

“As Justiças Federal, do Trabalho e a Eleitoral também estão engajadas nesse programa e dividem espaço com a Justiça Estadual na Casa de Justiça e Cidadania, onde prestam serviços à população. Todas juntas e unidas no propósito de servir com qualidade e celeridade o jurisdicionado”, finalizou a Desembargadora Sueli Pini.

        

-Macapá, 03 de Janeiro de 2014-

Texto: Sérgio Bringel

Fotos: Adson Rodrigues

Siga-nos no Twiter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: TJAP Notícias

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD