O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Equipe multidisciplinar do Juizado da Mulher de Santana com nova formação

nucleo psicosocialA equipe multidisciplinar do Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Santana já conta com novas técnicas: são elas, a Psicóloga Eliane Rodrigues e a Assistente Social Janice Divino, além das estagiárias de nível superior das mesmas áreas.

O grupo, é responsável pelo atendimento psicossocial às famílias traumatizadas pela violência doméstica dentro do próprio lar, seja por meio de violência física, patrimonial, moral ou sexual.nucleo psicosocial 2

Recentemente empossadas, a nova equipe já tem consciência da importância de seu papel perante as pessoas sequeladas por conflitos domésticos, e que envolvem pessoas com vínculo afetivo construído dentro do lar.

nucleo psicosocial 3A Psicóloga Eliane Rodrigues explica que o trabalho de ouvir as partes, primeiro a mulher agredida e, após, o homem agressor, permite traçar um perfil da realidade familiar: seus padrões e valores, qual sua cultura e aprendizado, além dos aspectos que proporcionam a violência dentro do lar.

A Psicóloga esclarece que, no segundo momento, um estudo é elaborado para ajudar cada caso específico. Nesse processo, salienta a profissional, as partes tomam consciência de seu papel, da relação homem/mulher; a forma de tratamento que o homem dispensa a sua companheira, além da postura que a mulher deve ter perante determinadas situações. “Esse trabalho que o Juizado da Mulher de Santana realiza ajuda muito nesse sentido. Especialmente nos trabalhos preventivos e educativos realizados por meio de palestras.”

Por outro lado, a Assistente Social Janice Divino reforça que, baseado nas informações colhidas, um relatório é formulado com o intuito de assessorar o magistrado quanto aos encaminhamentosnucleo psicosocial 4 posteriores, seja na aplicação de uma medida protetiva, ou apenas por meio de acompanhamento e orientações. Finalizando, Janice Divino destaca que a proposta da equipe multidisciplinar é tentar ajudar as famílias que recorrem ao Juizado, a romper com o ciclo de violência já, muitas vezes, instalado no seio familiar.

-Macapá, 18 de Dezembro de 2013

Texto: Edson Carvalho

Fotos: Adson Rodrigues

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: Tjap Notícias

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD