Acordos fechados na VIII Semana Nacional da Conciliação na Justiça do Amapá somam cerca de R$ 1.900,000, 00
Na solenidade de encerramento da VIII Semana Nacional da Conciliação na Justiça do Amapá foram apresentados os números positivos, que somam cerca de 600 audiências conciliatórias em todo o Estado, com acordos estimados em um total de R$ 1.931.924,16. (VISUALIZAR FOTOS)
No Amapá, a oitava edição da Semana Nacional da Conciliação se estendeu até o sábado (07.12). No último dia do evento, ainda era grande o movimento no Fórum de Macapá. Houve audiências de conciliação e o mutirão dos Programas Pai Legal e Pai Presente. Além da exposição dos trabalhos das artesãs do Conjunto Mucajá e dos Internos do CESEIN e atendimentos pelo Centro de Referência em Tratamento Natural do Amapá (CRTN).
Ao término do evento um sentimento comum entre Magistrados, servidores e colaboradores: sensação de dever cumprido. Durante uma semana cerca de 600 pessoas estiveram envolvidas de norte a sul do Amapá nesse mutirão de cidadania. Foram aproximadamente três mil processos que entraram na pauta de audiências.
O mutirão contou com a participação das Varas Cíveis e de Família; dos Juizados Especiais Cíveis; Juizado da Micro e da Pequena Empresa; Secretarias do 2º Grau e do Juizado da Fazenda Pública. Todos concentraram esforços com o objetivo único de promover cidadania por meio do principal meio alternativo da composição: a Conciliação.
No encerramento, outro momento especial foi a entrega do certificado "SER CONCILIADOR É LEGAL". Em 1º lugar, totalizando 66 conciliações positivas ficou a estagiária Ivy Sofia Maciel Pimenta, do Juizado da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte.
O 2º lugar, com 57 conciliações positivas, ficou com a conciliadora Vanessa Suellen da Trindade Costa, do Juizado Norte. E, em 3º lugar, com 55 conciliações positivas ficou com Clenildo Brito Ramos, do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Laranjal do Jari.
Os três (3) Conciliadores que alcançaram os maiores números de acordos, no decorrer da Semana Nacional de Conciliação, receberão nesta sexta-feira (13) no Gabinete da Presidência do TJAP, na ordem de colocação, 1º, 2º e 3º lugares, como incentivo ao empenho na busca pela resolução pacífica dos conflitos, os seguintes prêmios: 1º LUGAR: 01 (um) Notebook; 2º LUGAR: 01 (um) Tablet; 3º LUGAR: 01 (um) Aparelho Celular.
A juíza de Direito Stela Simonne Ramos, Coordenadora da Central de Conciliação, acredita que a experiência que a Justiça amapaense tem em realizar esses eventos, contribui para a boa relação com o jurisdicionado. “Cada edição se torna mais fácil explicar para as pessoas que o Poder Judiciário aposta na Conciliação. Nossa preocupação é menor, pois não temos mais demanda reprimida de processos, mas sempre que o cidadão precisar estaremos de braços abertos para atendê-lo”, ressaltou a magistrada.
O Desembargador-Presidente Luiz Carlos Gomes dos Santos agradeceu o trabalho de todos os envolvidos que resultou no sucesso da VIII Semana Nacional da Conciliação. “O apoio da Justiça do Amapá sempre estará presente. Esse tipo de evento é o caminho mais simples para chegarmos à população, para ouvir e tentar solucionar seus problemas”.
-Macapá, 09 de dezembro de 2013-
Texto: Hugo Reis
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
- Detalhes
- Criado: Segunda, 09 Dezembro 2013 06:54