Juizado Especial Norte segue no ritmo das conciliações
No Juizado Especial Norte magistrados e servidores sabem da importante missão de mostrar à população como a conciliação pode ser uma saída mais rápida na resolução de conflitos. E para isso uma força tarefa é realizada nesta VIII Semana Nacional de Conciliação para atender as 80 audiências diárias na mesa de negociação. (VISUALIZAR FOTOS)
O juiz substituto Roberval Pantoja Pacheco ressalta o empenho da Justiça quando ajuda as partes, na mesa de conciliação, a compor de forma amigável um dano que precisa ser reparado. “Conciliação seria a primeira solução. Uma forma curta e completa para a resolução dos problemas. O jurisdicionado vem a juízo, onde as duas partes cedem um pouco e chegam a um acordo favorável”.
A Técnica Judiciária Zara Núbia Nascimento informou que os casos mais comuns, além das demandas de massa envolvendo o Estado e instituições bancárias, muitas ações nesse período estão vinculadas a acidentes no trânsito da Capital.
Um fator importante observado pela servidora é a grande presença de partes que não receberam a carta-convite para participar da Semana da Conciliação, e estão indo ao Juizado de forma espontânea. “É estimulante ver que as pessoas estão aderindo à cultura da Conciliação e resolvem solucionar seus conflitos através da conversa e da paz”, comemorou.
No Juizado Especial Norte, das 80 audiências diárias, em 30 delas ocorre o acordo. A VIII Semana Nacional de Conciliação no Amapá vai até o dia 7, sábado. No Estado, cerca de 600 pessoas entre magistrados, servidores e colaboradores, estão envolvidos nesse mutirão de cidadania. Foram agendadas cerca de 3 mil audiências.
-Macapá, 05 de Dezembro de 2013-
Texto: Hugo Reis
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: Tjap Notícias
- Detalhes
- Criado: Quinta, 05 Dezembro 2013 02:37