Exposição de artesanato na VIII Semana Nacional de Conciliação
No hall do Fórum de Macapá, a exposição de produtos artesanais como aventais, tapetes e bonecas de pano. Os materiais foram produzidos por artesãs do Conjunto Mucajá. Obras em origami, que é uma técnica japonesa de dobrar papel, também estão em exposição e foram confeccionadas por socioeducandos do Centro Socioeducativo de Internação Masculina - Cesein. (VISUALIZAR FOTOS)
A ideia da exposição surgiu, após uma ação da Justiça em que a Juíza Stella Simonne Ramos, coordenadora do Juizado da Infância e Juventude, realizou no CESEIN. Ao terminar o trabalho ela encontrou com algumas mulheres, moradoras do Conjunto Mucajá, na calçada vendendo produtos artesanais.
Foi aí que a magistrada resolveu ir mais além. “Toda sociedade sabe que o Conjunto Mucajá é uma área próxima ao Cesein. Infelizmente, do lado do Mucajá são lançados para dentro da instituição, por cima do muro, drogas, celulares, bebidas e até mesmo armas. Então nada melhor, do que unir esses dois lados em prol do bem. Criamos uma forma de linguagem por meio do artesanato, pra dizer que os dois lados podem se comunicar de forma melhor”, explicou a magistrada.
A artesã Rosa Valente diz que se sentia escondida e discriminada por morar no Conjunto. “Me sentia mal. Todos me olhavam diferente, quando falava que morava no Mucajá. Foi quando a Drª Stella nos estendeu a mão e nossas vidas tomaram outro rumo. Vi nessa ideia a oportunidade de ganhar meu dinheirinho com dignidade para pagar minhas contas, comprar material escolar e roupa para os meus filhos. Isso pra mim e para minhas companheiras de trabalho é muito gratificante. Só tenho a agradecer”, disse Rosa.
Segundo a Juíza, a Justiça do Amapá com essas ações, mostra que tem propostas diferentes para buscar soluções de conflitos, também na área social. E a prova disso, foi o resultado da exposição que tem sido visitada por dezenas de pessoas que passam pelo Fórum de Macapá.
"O lado positivo é que outras mulheres do Conjunto Mucajá já procuram pela coordenadora do grupo de artesãs, pedindo para participar desse projeto. Fico feliz em poder contribuir com essa semente, que nasceu de um encontro fortuito e ganhou asas. Vou levar isso em frente”, finalizou.
A exposição dos trabalhos das artesãs do Conjunto Mucajá e dos Internos do Cesein ficará no Fórum de Macapá até o término da VII Semana Nacional de Conciliação, sábado, dia 7.
-Macapá, 05 de dezembro de 2013-
Texto: Sérgio Bringel
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
- Detalhes
- Criado: Quinta, 05 Dezembro 2013 04:31