Abertura da VIII Semana Nacional de Conciliação na Justiça do Amapá
Na manhã desta segunda-feira, o Presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, Desembargador Luiz Carlos Gomes dos Santos, fez a abertura oficial da VIII Semana Nacional de Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça em todo Brasil. A solenidade ocorreu no Fórum de Macapá. O evento acontece simultaneamente em todas as Comarcas do Judiciário Amapaense. (VISUALIZAR FOTOS)
Cerca de 600 pessoas entre magistrados, servidores e colaboradores, estão envolvidas de norte a sul do Amapá nesse mutirão de cidadania, que vai durar seis dias. Já estão agendadas mais de 3 mil audiências, que serão realizadas na ação.
“Nós do judiciário amapaense vamos mais uma vez na busca incansável dos nossos objetivos, e um deles é conscientizar a população de que a conciliação é a melhor saída para solucionar problemas entre as pessoas. E também deixar claro, que a demanda judicial deve ser a última opção, ou seja, quando todas as possibilidades de entendimento entre as partes litigantes se esgotarem”, explicou a Desembargadora Sueli Pini.
Nesta semana, as Varas Cíveis e de Família; os Juizados Especiais Cíveis; Juizado da Micro e da Pequena Empresa; Secretarias do 2º Grau, e o Juizado da Fazenda Pública, estão preparados para receber milhares de pessoas em busca da resolução de suas demandas judiciais e, também, de problemas do cotidiano, através do principal meio alternativo de solução de conflitos: a conciliação.
“Nossa expectativa é a melhor possível. A conciliação já é uma realidade no judiciário brasileiro. Nela não há perdedores, todos ganham. Ganham as partes que podem resolver seus problemas com mais rapidez e, ganha o Estado, que ao evitar a judicialização, pode cuidar de problemas mais importantes para a comunidade”, disse o Presidente do TJAP, Desembargador Luiz Carlos.
Em todo Brasil, a VIII Semana Nacional de Conciliação vai até o dia 6 de dezembro. Aqui no Amapá, vai se estender até o dia 7, sábado, onde serão feitas averbações de paternidade. “Vamos aproveitar esse último dia para fazer audiências dos programas Pai Legal e Pai Presente. Vamos realizar também, averbações de paternidade. É o pai conciliando com o filho, que ainda não foi reconhecido oficialmente por ele”, ressaltou o Desembargador-Presidente.
Ainda durante a abertura da VIII Semana Nacional de Conciliação, o Coral do Tribunal de Justiça do Amapá abrilhantou a solenidade com uma bela apresentação para os convidados, que de mãos dadas, cantaram junto as canções natalinas interpretadas pelo coral.
-Macapá, 02 de dezembro de 2013-
Texto: Sérgio Bringel
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
- Detalhes
- Criado: Segunda, 02 Dezembro 2013 05:58