VIII Semana Nacional de Conciliação inicia nesta segunda-feira (02)
Nesta segunda-feira a Justiça do Amapá dará início a VIII Semana Nacional de Conciliação. O evento coordenado pelo CNJ acontecerá no Amapá no período de 2 a 7 de dezembro. A abertura será no Fórum de Macapá, às 8h00.
Já estão agendadas cerca de 3.000 audiências conciliatórias. A Desembargadora Sueli Pini, Presidente do Núcleo de Conciliação da Justiça do Amapá, ressaltou que esse número ainda pode aumentar. É que na fase de instrução processual, as partes podem optar pela conciliação.
“A grande queixa das pessoas quando vão a Justiça é que elas entram mudas e saem caladas. Os advogados é quem falam por elas. Muitas pessoas não sabem que podem conciliar, que podem ser ouvidas. Acham que após entrar com o processo, só tem um caminho: aguardar a sentença do juiz. E não é isso”, destacou.
No Amapá, de Norte a Sul do Estado magistrados, servidores e colaboradores estarão reunidos na VIII Semana Nacional de Conciliação. Serão cerca de 600 pessoas envolvidas com uma única causa: conciliar. As Varas Cíveis e de Família; os Juizados Especiais Cíveis; Juizado da Micro e da Pequena Empresa; Secretarias do 2º Grau, e o Juizado da Fazenda Pública receberão milhares de pessoas em busca da resolução de suas demandas judiciais e, também, de problemas do cotidiano, através do principal meio alternativo da composição: a conciliação.
O Presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, Desembargador Luiz Carlos, disse que com o incentivo, através de campanhas como esta, a população certamente criará o hábito de conciliar ao invés de judicializar uma causa. “O que irá poupar tempo e gastos tanto aos jurisdicionados quanto ao Judiciário brasileiro”, finalizou.
-Macapá, 29 de novembro de 2013-
Texto: Bernadeth Farias
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
- Detalhes
- Criado: Sexta, 29 Novembro 2013 04:56