Departamento de Sistemas do TJAP promove intercâmbio no processo de Desenvolvimento de Softwares
Com o objetivo de obter melhorias e maior agilidade no processo de desenvolvimento de softwares, o Departamento de Sistemas (DESIS) adotou uma nova filosofia para a execução desse processo, denominado de “imersão de conhecimentos”.
O procedimento consiste basicamente em promover o intercâmbio entre os técnicos usuários das diversas áreas com os técnicos envolvidos diretamente com as tarefas a serem informatizados, em um determinado período de tempo, e com isso prover as interações necessárias para o desenvolvimento e homologação dos aplicativos a serem implementados.
A primeira experiência prática ocorre com o apoio do Departamento de Gestão de Pessoas (DEGESP), através do Chefe da Seção de Cadastro, Michel Pontes, que passou a exercer suas atividades temporariamente nas dependências da Divisão de Sistemas Administrativos do DESIS, e com isso promover o intercâmbio necessário com os Técnicos Ana Lúcia, André Luiz e Fernanda Quaresma, para a produção de novas tarefas.
As tarefas escolhidas para início do processo foram a implementação de controles que permitirão o gerenciamento automático das regras que viabilizam o processo de qualificação profissional do TJAP, bem como o gerenciamento das rotinas que proporcionam o registro e controle de férias.
A dificuldade para o intercâmbio com os técnicos, a longa distância, dificulta e até mesmo onera o procedimento que se quer desenvolver. Com isso, alocado no próprio ambiente de desenvolvimento, o Técnico usuário manifesta suas solicitações, que vão sendo implementadas gradualmente e ao mesmo tempo testadas, corrigidas e homologadas simultaneamente entre as partes envolvidas, gerando assim uma aplicação final consistente e funcional de acordo com os objetivos almejados.
Segundo o Técnico do DEGESP, Michel Pontes, essa iniciativa é de grande importância, uma vez que o intercâmbio proporciona melhores condições para o desenvolvimento de novas aplicações no TJAP, pois a dedicação torna-se mais interativa e exclusiva, resultando assim em um produto final com uma melhor qualidade.
-Macapá, 21 de Novembro de 2013
Colaboração: Rosinaldo Gomes
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: Tjap Notícias
- Detalhes
- Criado: Quinta, 21 Novembro 2013 02:40