Desembargador Dôglas Evangelista Ramos preside sua última sessão no TJAP
Natural de Barreiras, no Estado da Bahia, primeiro Desembargador e primeiro Presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, o Desembargador Dôglas Evangelista Ramos participou na manhã desta terça-feira (12), de sua última sessão e, assim, encerra sua atuação como integrante da Corte da Justiça do Estado. Ele aposenta-se ao completar 70 anos, depois de 22 deles em defesa de bons serviços prestados ao povo e a Justiça do Amapá. (VISUALIZAR FOTOS)
A surpresa, antes do início da sessão, ficou por conta da homenagem que o Coral do TJAP prestou ao magistrado. O grupo entoou as canções “Parabéns pra Você e Navegador dos Sete Mares”. Visivelmente emocionado, o Desembargador Decano não escondeu o sentimento de amizade e agradecimento.
Para Nilce Lima, presidente do Coral, a homenagem significa respeito e agradecimento ao homem que muito fez em prol do Judiciário do Estado, especialmente, porque, a partir dele é que tudo começou, com a realização do primeiro concurso e a posse dos aprovados que viriam a integrar a primeira turma de serventuários da Justiça. “Sem dúvida que esta é uma singela homenagem a quem muito representa para este Estado”.
Após a homenagem, ele seguiu para o plenário a fim de presidir a última sessão como magistrado. No intervalo dos trabalhos, o Desembargador aniversariante foi surpreendido com chegada de integrantes do Ministério Público do Amapá que o homenagearam com uma placa pelos 22 anos de serviços na Justiça do Amapá.
“Não poderíamos jamais deixar passar essa data”, disse a decana da Procuradoria de Justiça, Raimunda Clara, ao relembrar os anos de convivência, ele na condição de juiz e ela de promotora. A Procuradora fez lembrar que o empenho do Desembargador, na ânsia de realizar bons serviços, procurou servir não apenas a Justiça, mas, sobretudo, ao povo amapaense.
Outros Procuradores também lembraram de episódios vividos com o amigo Dôglas Ramos, em épocas quando ainda era juiz. O Procurador Jair Quintas atribuiu sua opção à carreira no Ministério Público ao Desembargador. “Se estou hoje no MP é devido aos conselhos e incentivos desse nobre amigo”, afirmou.
A Procuradora Socorro Milhomem, ao falar fez referência ao apóstolo Paulo: “Combati o bom combate e guardei a fé. O senhor encerra sua trajetória cercado de amigos e merecendo o reconhecimento por sua atuação e ensinamentos”.
A Procuradora Judith Teles relembrou os trabalhos realizados pelo interior do Estado, nos idos dos anos 80. Para ela. O Des. Dôglas Evangelista Ramos sempre demonstrou uma qualidade diferenciada, hoje muito importante para os profissionais que lidam com as populações carentes, sempre com muito respeito e humildade.
Manoel Brito, um dos mais antigos Procuradores, que esteve na posse e agora na despedida do Desembargador, destacou que a saída do amigo muda o cenário das sessões: “Amanhã será diferente para nós porque vai faltar você naquela cadeira”.
Por fim, a Procuradora Estela Sá, em nome do Órgão, reafirmou a atuação do Desembargador, na lisura não apenas como magistrado, mas como ser humano que sempre demonstrou ser uma pessoa que procurou fazer justiça.
Ao final das homenagens o Desembargador Dôglas Evangelista Ramos ressaltou que sempre sonhou em fazer uma Justiça com qualidade, com as condições para desenvolver bem os trabalhos e atender com dignidade a população. Ele concluiu afirmando ter ajudado a Justiça a atingir um nível de excelência reconhecida. Quanto ao mais, destacou o apoio de todos, na medida em que cada um procurou fazer bem a sua parte pra o engrandecimento da Justiça do Amapá. “O povo deve se orgulhar disso. Deixo esta Casa acreditando que outros virão para fazer muito melhor do que eu. Muito Obrigado!”
-Macapá, 12 de Novembro de 2013
Texto: Edson Carvalho
Fotos: Rafael Melo e Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: Tjap Notícias
- Detalhes
- Criado: Terça, 12 Novembro 2013 05:02