Nesta terça, 1ª Vara do Tribunal do Júri vai realizar julgamento itinerante em escola
O Juiz de Direito 1ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Macapá, João Guilherme Lages, vai realizar nesta terça-feira, 12 de novembro, a partir das 8 horas da manhã, um júri real na Escola Estadual Sebastiana Lenir. Participarão Magistrados, Promotores de Justiça, advogados, que farão a defesa do réu e o conselho de sentença que será convocado para o julgamento.
O Programa atende meta do Conselho Nacional de Justiça que prevê a itinerância do Tribunal de Júri nas Universidades e que agora atinge também as escolas de ensino médio de Macapá. A Escola Estadual Sebastiana Lenir é a primeira a receber um júri real no Estado.
Segundo o Magistrado essa ideia de trazer um júri de verdade para dentro das escolas, foi abreviada pelo motivo do aumento da violência entre jovens nos estabelecimentos de ensino de Macapá. “A Escola Estadual Sebastina Lenir teve um caso de agressão com faca dentro do colégio, além de casos de bullyng e ameaças constantes aos professores. E isso me chamou muito atenção como Juiz do Tribunal do Júri", explicou.
Ao mesmo tempo, essa ação inovadora da Justiça do Amapá de levar o Tribunal do Júri até as escolas do Estado tem como objetivo despertar nos jovens o interesse pelo estudo do Direito e aproximar ainda mais o judiciário da comunidade. “Nós queremos interagir, conversar com os alunos, saber o que se passa na cabeça deles, poder intermediar conflitos e levar a paz. E é por meio desse trabalho de prevenção entre os jovens, que podemos evitar processos futuros”, finalizou o Juiz.
-Macapá, 11 de novembro de 2013-
Texto: Sérgio Bringel
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
- Detalhes
- Criado: Segunda, 11 Novembro 2013 09:40