O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

2ª Vara de Família da Capital em plena execução do projeto piloto “Conciliar a qualquer tempo”

CONCILIAR 010Antes da articulação como um Projeto Institucional do TJAP, a 2ª Vara de Família da Comarca de Macapá já executa com resultados altamente favoráveis o Projeto Piloto “CONCILIAR A QUALQUER TEMPO”.

0CONCILIAR 011A Juíza Elayne Cantuária, titular da 2ª Vara de Família e coordenadora do Projeto disse que em uma ação inicialmente proposta como alimentos as partes do Processo 45297/2013, compareceram espontaneamente naquele juízo e pediram a conversão do feito para Reconhecimento e Dissolução de Sociedade de Fato c/c Partilha de Bens, Guarda, Direito de Visita e Alimentos, resolvendo na integralidade todas as pendências que já estavam instaladas no seio familiar e precisavam de solução.

CONCILIAR 007Com o acompanhando da Defensoria Pública e do Ministério Público foram realizadas todas as adequações processuais e as partes saíram com uma decisão sobre todos os conflitos no mesmo dia.

Consta dos autos que o casal conviveu sob o regime marital pelo  período de 11 anos, sobrevindo dessa relação dois filhos. Há cinco meses o requerido foi trabalhar para a cidade de Altamira-PA, onde passou a se envolver com outra pessoa, fato este que resultou na separação do casal.

Para a Juíza Elayne Cantuária o projeto trouxe a oportunidade aos jurisdicionados de se anteciparem na solução do litígio, com a atuação do judiciário, antes mesmo de qualquer postulação. “Trouxe ao casal e aos filhos mais harmonia no ambiente familiar, alcançando-se a paz social, escopo maior da função do juiz. Ao mesmo tempo, o Projeto tem sido decisivo na diminuição dos processos postos para julgamento e exame do poder judiciário”, destacou a magistrada.

Essas conclusões da juíza são comprovadas com dados estatísticos, eis que a 2ª Vara de Família de Macapá, apresenta um dos menores índices de congestionamento das Varas de família da capital.

-Macapá, 04 de novembro de 2013-

Colaboração: Juíza Elayne Cantuária

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: TJAP Notícias

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD