Programa Viver Melhor realiza ação no Juizado Especial Sul
Os servidores do Juizado Especial Sul participaram de mais uma ação do Programa Viver Melhor, que tem como foco promover a valorização da qualidade de vida dos integrantes da Justiça do Amapá, por meio de orientações básicas para obtenção da boa saúde, especialmente na adoção de medidas preventivas. (VISUALIZAR FOTOS)
O início da ação ocorreu com uma sessão de fisioterapia ergométrica (ginástica laboral) para relaxar a musculatura tensa que provoca as dores dorsais, resultantes da má postura do corpo.
Na sequência, os serventuários puderam verificar a pressão arterial; a tolerância da taxa de açúcar no sangue por meio do teste de glicemia capilar. Outros preferiram uma boa sessão de massagem ou uma conversa com a psicóloga.
A falta de atividades físicas e a má alimentação têm contribuído para um alto índice de serventuários com o peso acentuado. Um dos atendimentos, não menos importantes, foi o de verificação do Índice de Massa Corporal (IMC) e do peso ideal. Alguns se dispuseram a conferir como está seu peso. Cada serventuário recebeu uma cartilha contendo informações básicas sobre como fazer uma alimentação mais saudável.
Para Edinaldo Siqueira, coordenador do “Viver Melhor” e chefe do serviço médico da instituição, a ação no Juizado resultou da preocupação do juiz Naif José Maués Naif Daibes, titular da Unidade, com a saúde dos servidores. “Estamos aqui para colocar em prática um pedido e uma preocupação. Temos clareza que o desempenho das funções profissionais depende, fundamentalmente, do bom quadro de saúde”.
O juiz Naif Daibes agradeceu o apoio da divisão de atendimento médico do TJAP ao contemplar os servidores do Juizado Sul. Ele salientou que o serventuário, pelo empenho e dedicação em dar conta de seus afazeres, pouco cuida da saúde. Por esse motivo, a campanha tem importante papel, no sentido de lembrar “os cuidados permanentes que todos devem ter com a própria saúde”.
Todos os serviços foram realizados por profissionais e acadêmicos da faculdade Estácio/Seama, das áreas de enfermagem, biomedicina, fisioterapia e psicologia. Entidade parceira do Tribunal de Justiça do Amapá, na execução do Programa “Viver Melhor”.
-Macapá, 25 de Outubro de 2013
Texto: Edson Carvalho
Fotos: Rafael Melo
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: Tjap Notícias
- Detalhes
- Criado: Sexta, 25 Outubro 2013 05:56